Ter uma cozinha clara ou escura é, na verdade, uma decisão muito pessoal e que vai fazer sentido, principalmente, para quem está em fase de reformas, obras ou mudanças na decoração da casa.
No entanto, para dizer qual delas é melhor, precisamos comparar uma situação com a outra e, assim, encontrar um ponto de equilíbrio para tomar uma decisão um pouco mais embasada.
Neste artigo, você vai ter boas ideias para te ajudar a escolher entre uma cozinha clara ou escura. Portanto, continue lendo, veja fotos e inspire-se com as dicas!
Cozinha clara ou escura – O que é melhor?
Para escolher entre uma cozinha clara ou escura, é preciso considerar vários aspectos relacionados ao seu gosto pessoal, combinação com outros ambientes da casa e também o estilo de decoração que você quer adotar.
Por exemplo, uma cozinha contemporânea, sempre deve estar atualizada com o momento atual da decor. Já uma cozinha rústica e clássica, não necessariamente se conecta com mudanças quase que anuais.
E com relação as cores, o mesmo acontece: precisamos escolher aquela que vai nos fazer bem, para que possamos nos sentir bem. Veja um comparativo sobre cozinha clara ou escura:
- A cozinha escura será um ambiente mais fechado;
- A cozinha branca será um ambiente mais amplo;
- Poucas cores vão contrastar na cozinha escura;
- A cozinha branca dará mais destaque para outras peças;
- Cozinha escura deixa a sujeira menos aparente;
- Cozinha branca pode aparentar mais sujeira;
Quer ter mais ideias sobre este comparativo? Então, continue lendo. Abaixo, vamos explorar algumas outras ideias sobre o assunto para que você possa escolher a cozinha clara ou escura.
Acompanhe.
A cozinha escura será um ambiente mais fechado
Não há como fugir disso: as cores mais fechadas, em tons escuros, automaticamente vão trazer um ambiente mais fechado para a cozinha. Isto é bom ou ruim?
Daí depende do gosto pessoal de cada um. Uma cozinha em tons escuros, pode muito bem ter um janelão bem grande com entrada de luz o dia inteiro e uma iluminação criativa a noite, sem deixar o ambiente pesado.
Ou seja: sempre há possibilidades de decoração, de modo que o ambiente fique confortável e dentro do gosto pessoal de quem frequenta o espaço. No entanto, se você quer um ambiente mais “aberto”, pense na cozinha escura com atributos que possam gerar luz e contrastes.
A cozinha branca será um ambiente mais amplo
Mesmo em apartamentos pequenos, a cozinha em tons brancos consegue “emprestar” um ambiente profundo e amplo. Este tipo de constatação é muito importante, principalmente pra quem busca ideias de decorar cozinha pequena, sem perder o pouco espaço.
Por ser a mistura de todas as cores, o branco ajuda a deixar as paredes e os móveis com uma profundidade e brilho bem legal para criar a sensação de que o espaço é maior – quando na verdade, ele é menor.
Poucas cores vão contrastar na cozinha escura
A cozinha clara ou escura é um ambiente que pode ser amplamente decorado para que haja sensação de bem-estar e conforto. No entanto, alguns tipos de decoração podem não ficar tão legais na cozinha escura, se não houver um contraste adequado.
O preto requer objetos decorativos únicos e com cores únicas, tipo amarelo, dourado, verde e até mesmo o branco. Outros tons podem não ficar tão legais e podem até mesmo desaparecer no ambiente. Tome cuidado quanto a isto!
A cozinha branca dará mais destaque para outras peças
Preto, amarelo, vermelho, rosa, cinza, roxo ou lilás: todas estas cores podem facilmente combinar com a sua cozinha clara, visto que o branco é um tom aberto e que contrasta facilmente com vários outros tons.
Portanto, se o seu objetivo é criar uma cozinha hiper decorada, com quadrinhos nas paredes, potinhos coloridos nas prateleiras, toalhas nos balcões e demais tipos de decoração, saiba que os tons claros, especialmente o branco, pode fazer tudo isso funcionar muito bem.
Cozinha escura deixa a sujeira menos aparente
Você não quer se preocupar com sujeira nos balcões ou manchas nas prateleiras? Então, talvez, a cozinha escura seja a melhor opção. Afinal, os tons escuros ajudam a deixar o ambiente com alguns tipos de sujeira menos aparentes.
Porém, lembre-se: sujeiras muito grandes, manchas vistas com o reflexo da luz ou até mesmo o pó, podem ser muito mais visíveis nos tons escuros do que nos tons claros, pois este tipo de sujeira cria bastante contraste nas superfícies.
Cozinha branca pode aparentar mais sujeira
E por fim, os tons de cozinha clara podem fazer com que a sujeira fique mais evidente – principalmente aquelas em alto relevo. Além disso, a cozinha branca ajuda a criar mais “volume” na pia, de modo que as panelas, principalmente de cores contrastantes, aparentem ficar mais visíveis e bagunçadas.
Com este comparativo de cozinha clara ou escura, você já vai ter algumas boas ideias para escolher entre uma e outra!
Deixe seu comentário