Se você quer aprender como reformar uma casa antiga, está no lugar certo. Por aqui, vamos entender o passo a passo daquilo que você precisa levar em consideração para uma reforma eficiente e completa, uma vez que nem sempre é rápido reformar uma casa.
A ideia é que você possa reformar uma casa antiga sem precisar gastar muito. Mas, ao mesmo tempo, sem abrir mão de qualidade e longevidade para a obra.
Portanto, continue lendo e saiba tudo sobre o assunto.
Aprenda como reformar uma casa antiga sem gastar muito
As formas de como reformar uma casa antiga são inúmeras. No entanto, você precisa sempre considerar alguns aspectos relacionados a otimização e produção. Ou seja, é preciso tomar cuidado para que você não gaste muito com um ambiente em detrimento de outro.
E a melhor maneira de fazer isso, é justamente com um bom planejamento financeiro e da obra em si. Nós já falamos da importância de um cronograma de obra aqui no site, e você poderá considerá-lo para colocar a mão na massa.
Afinal, a gente sabe: muitas vezes, uma reforma de casa antiga vai ser muito mais complexa do que uma construção do zero. Isso porque na construção do zero, não temos que tomar cuidado com um montão de coisas. Já na reforma, se derrubar uma parede errada, a casa inteira pode colapsar.
Mas não se preocupe. Preparamos um passo a passo com algumas dicas bem legais de como reformar uma casa antiga. Veja como:
- Faça um projeto para contemplar toda a reforma;
- Veja como está o sistema elétrico e hidráulico da casa;
- Não economize em materiais de construção (o barato pode sair caro);
- Contrate mão de obra qualificada para cada estágio;
- Monte um cronograma da obra para ter começo, meio e fim;
- Não comece a obra sem montar um orçamento completo;
A partir de agora, vamos entender em detalhes cada um dos itens acima. Portanto, continue lendo.
Faça um projeto para contemplar toda a reforma
Antes de mais nada, para aprender como reformar uma casa antiga, é preciso considerar o projeto desta reforma. Afinal, embora seja apenas uma reforma, saiba que será necessário ter um planejamento de tudo o que vai acontecer no canteiro de obras.
Se você começar a reforma sem ter um projeto, é muito possível que várias coisas desandem durante o processo. Isto acontece justamente pelo fato de que não há um cronograma para seguir. Logo, é muito possível que você gaste mais dinheiro do que o previsto, simplesmente pelo fato de não ter um projeto.
Contrate um arquiteto que possa prever todos os passos da obra, considerando até mesmo aquela mão de obra mais “escondida”, mas que se faz necessária.
Além disso, o projeto poderá avaliar o imóvel e entender quais paredes podem ser derrubadas, quais vigas precisarão de um reforço, como poderá ser o novo telhado para que a água escoe corretamente, quais tipos de cimento utilizar, etc.
Uma reforma, simples ou não, é uma obra. E por isso, é preciso de planejamento.
Veja como está o sistema elétrico e hidráulico da casa
Muitas vezes, a reforma é vista apenas como uma forma de renovar o ambiente e deixá-lo mais bonito. Só que a reforma precisa contemplar, também, aqueles processos mais escondidos, como a reforma da parte hidráulica e elétrica.
Ambos os sistemas são fundamentais para que a casa funcione corretamente. E no caso de uma casa antiga, estes sistemas podem estar comprometidos e sobrecarregados.
Portanto, contrate um eletricista e um encanador para interpretarem como estão estes sistemas. É interessante fazer isso logo no início, pois estes trabalhos podem pedir aberturas na parede.
Casas antigas geralmente demandam tarefas mais complexas na reforma, justamente por contarem com mais desgaste.
Não economize em materiais de construção (o barato pode sair caro)
Esta é uma dica de ouro para aprender como reformar uma casa antiga: o barato sempre pode sair caro. Ou seja, é importante que você não economize nos materiais de construção olhando só para o preço.
Economizar é importante. Mas há um jeito certo de fazer isso. E este jeito, não é comprando materiais de construção de baixa qualidade só porque estão baratos. Mas sim, pedindo descontos, comprando bons materiais que estejam em oferta com o intuito de estocar, etc.
Comprando materiais de boa qualidade, você vai poupar bastante dinheiro no futuro, pois não precisará de outras reformas tão cedo e tampouco de manutenções repentinas.
Lembre-se disso!
Contrate mão de obra qualificada para cada estágio
Outra etapa fundamental de como reformar uma casa antiga, é contratando mão de obra qualificada para cada estágio da obra.
É muito importante que você tenha os profissionais certos para todos os tipos de instalações necessárias, uma vez que este profissional saberá o que está fazendo.
Por exemplo, um bom pedreiro talvez não seja o melhor profissional para fazer a instalação elétrica. E um bom eletricista, certamente não será o melhor profissional para assentar cerâmica.
Mão de obra qualificada gera economia, pois o trabalho sai bem feito, de forma rápida e sem estresse.
Monte um cronograma da obra para ter começo, meio e fim
O cronograma da obra é uma das etapas mais importantes pré-obra. É com ele que você poderá determinar o que será feito antes, o que será feito depois, etc.
Sem um cronograma, a obra ocorrerá de maneira aleatória. E isto pode ser bastante prejudicial para as finanças, visto que a desorganização pode gerar bastante prejuízo.
Saber onde será o começo, o meio e o fim do processo vai te ajudar a reformar uma casa antiga.
Não comece a obra sem montar um orçamento completo
E por fim, você precisará fazer um orçamento total da obra. Não deixe para orçar materiais e mão de obra só com a obra em andamento, pois isto poderá gerar atrasos e empecilhos.
Se você tiver todos os orçamentos feitos com antecedência, poderá elaborar um cronograma de obra ideal para que estes orçamentos sejam aproveitados e o valor final da obra seja exatamente aquele que você pensou que fosse.
Para não estourar o orçamento da obra de reforma de casa antiga, veja este artigo: As Melhores Dicas Para Evitar Estouro no Orçamento da Obra.
Mãos a obra!
Deixe seu comentário