Aprender como afiar ferramentas é, sem dúvida nenhuma, uma mão na roda para todos pedreiros ou pessoas que trabalham ativamente com ferramentas de pedreiro.
Afinal de contas, a gente sabe o quanto uma ferramenta não afiada pode dificultar o trabalho. Muitas vezes, faz o trabalho atrasar e até cria mais chances de você se machucar.
Por isso, manter tudo bem afiado é o ponto mais importante para que a performance da ferramenta seja definitivamente boa e viável. Para entender como fazer, continue lendo este artigo.
Como afiar as ferramentas – Técnicas simples para afiação
Existem muitos tipos de ferramentas que você pode afiar ou deixar alinhadas para o corte. Muitas vezes alguns pequenos ajustes já são suficientes para fazer um serrote voltar a cortar. Por vezes, sequer você precisa afiar – mas sim, só alinhar a lâmina.
No artigo de hoje, você vai aprender como afiar as ferramentas de lâminas, serras e brocas. Portanto, pegue lápis e papel, anote as dicas e, quem sabe, hoje mesmo você já poderá colocar tudo em prática.
Vamos lá?
Como afiar lâminas lisas
Afiar lâminas é uma verdadeira arte de paciência e calma. No entanto, isto não significa que você precise despender muito tempo da sua vida para o trabalho. Afinal, apenas uma simples pedra de amolar na sua caixa de ferramentas já pode ser mais do que suficiente para te ajudar.
Então, pegue a lâmina lisa, segure bem firme pelo cabo e passe a pedra de amolar ou outra lâmina em uma direção única. Para melhores resultados, faça de cima para baixo, de modo que os resíduos do processo, quando houver, vão em direção ao chão.
Você pode fazer este processo dos dois lados da lâmina, sempre respeitando a angulação dela. Ou seja, nunca passe a pedra ou a outra lâmina de maneira reta na lâmina que você quer afiar, pois isto vai destruir o corte dela. Passe, sempre, na angulação do corte.
Outra dica para afiar uma boa lâmina, é utilizar um esmeril. Este tipo de equipamento deixa o processo um pouco menos artesanal e manual, mas acaba acelerando as coisas, pois é elétrico. Para usar o esmeril, utilize equipamentos de proteção, pois muitas faíscas vão voar ao encostar a lâmina na pedra.
Aqui você deve, também, respeitar a angulação da lâmina. Para equipamentos mais finos e frágeis, evite utilizar o esmeril. Use ele para afiar machados, inchadas e pás. Para afiar facão, facas e outras lâminas, faça um trabalho manual.
Como afiar serras diversas
Para aprender como afiar as ferramentas mais rústicas, como serras e serrotes, você vai precisar de alguns equipamentos extras. Afinal, este é um processo um pouco mais complexo e não pode ser feito em apenas uma angulação ou em um esmeril. As serras possuem dentes e você vai ter que afiar dente por dente.
Aqui, o segredo é prender a serra em uma morsa e, com isso, você vai tê-la bem firme para a afiação. Se você vai afiar um serrote ou uma serra, comece limando os dentes que estão virados contra o seu corpo. Para isso, basta ir “lixando” o dente, com a lima, em um único sentido.
Faça isso em todos os dentes, sempre respeitando a angulação do corte. Depois, solte a morsa, vire a serra, prenda de novo e comece a afiar os outros dentes que você não afiou na primeira rodada de afiação. Ou seja, os dentes que estavam virados a favor do seu corpo.
Se você notar que os dentes do serrote ou da serra estejam retos demais, você pode usar uma alicate para deixá-los novamente paralelos uns aos outros. Ou seja, um pra lá, e um pra cá.
Como afiar brocas
E por fim, você ainda poderá afiar as suas brocas de furadeira. No entanto, este trabalho é um pouco mais complexo e vai exigir um grau muito maior de habilidade. Só que você pode fazer tranquilamente na sua casa com ajuda de um esmeril comum.
O que você vai precisar fazer é sempre seguir a linha de corte da broca, de modo que você repita o desenho dela. Ou seja, você vai copiar a linha de corte que já existe, de modo a girar a broca no esmeril e, assim, criar uma nova afiação.
É muito importante que você sempre mantenha o ângulo de ataque da broca intacto, pois é isto que vai fazer a broca funcionar. Além disso, nunca afie demais ao ponto de perder o pino central da broca. É muito importante que a broca continue tendo uma ponta afiada e bem centralizada, caso contrário, os buracos não vão ser retos – e muitas vezes a broca não vai funcionar.
Agora que você já sabe como afiar boa parte de suas ferramentas de pedreiro ou para outros tipos de serviços, compartilhe este artigo para ajudar mais pessoas!
Deixe seu comentário