Você quer aprender como fazer a instalação de cortina passo a passo? Então, está no lugar certo. No artigo de hoje, você vai aprender como fazer isso gastando pouco dinheiro, com poucos materiais e sem fazer sujeira!
Portanto, continue lendo e mãos a obra!
Instalação de cortina: Passo a passo de como fazer
Existem muitos modelos de cortina para cozinha, sala, quarto e varanda. No entanto, a grande maioria delas vai ser instalada de uma forma bastante popular e básica: com um varão!
Este artigo, portanto, vai te ensinar especificamente como instalar uma cortina com varão, de modo que você possa fazer os acabamentos sem fazer muita sujeira e, assim, ter um resultado incrível na sua casa.
Veja o passo a passo:
- Faça as marcações na parede com ajuda de um nível;
- Com uma furadeira, perfure os locais marcados;
- Insira as buchas do parafuso no buraco da parede;
- Posicione o suporte do varão em cima dos buracos e parafuse-os;
- Coloque a cortina no varão e finalize a instalação;
Existem muitas ferramentas para pedreiro que você poderá utilizar neste processo. Então, separe aí:
- Furadeira;
- Brocas;
- Lápis;
- Nível;
- Martelo;
- Escada;
- Óculos de proteção;
Com isto, você já vai conseguir fazer a instalação de cortina. Para aprender cada detalhe do processo, acompanhe abaixo.
Faça as marcações na parede com ajuda de um nível
O primeiro passo para realizar a instalação de cortina, é fazer a marcação do suporte do varão na parede que você vai cobrir. É muito importante prestar atenção neste processo, pois é aqui que você vai deixar a cortina reta ou torta, ok?
A altura do varão na janela precisa ser de, no mínimo, 5cm. Isto é mais do que suficiente para criar uma cobertura bem legal. Mas, nada impede você de fazer uma instalação mais alta. Só que neste caso, a cortina também precisará ter um caimento maior.
Dica 1: meça a altura da cortina antes mesmo de sair riscando a parede. Assim, você terá uma melhor base para saber onde instalar o varão.
Dica 2: use os buracos do próprio suporte do varão para riscar o local dos buracos para os parafusos.
Dica 3: use um nível para alinhar o posicionamento de cada suporte, de modo que o varão fique reto no fim da instalação.
Com uma furadeira, perfure os locais marcados
Depois que você marcou os locais exatos para o suporte do varão, é hora de começar a fazer as perfurações. Para isso, escolha uma broca que seja compatível com a espessura do parafuso que veio junto com o kit.
Para não fazer sujeira, você pode usar um pano úmido em baixo da furadeira. Isto vai fazer com que o pó grude no pano e não se espalhe no ambiente ou caia no chão.
Cuidado para não deixar o pano muito perto da broca, pois ele poderá ser puxado pela ferramenta, ok?
Insira as buchas do parafuso no buraco da parede
Se você comprou um kit pronto para instalação de cortina, certamente vai ter parafusos e buchas. Agora, pegue as buchas e coloque nos buracos que você fez na parede.
Pode ser difícil de encaixar a bucha. Por isso, use um martelo. Se a bucha entrar muito fácil ou mesmo ficar com muita folga, saiba que você usou uma broca muito grosa e, portanto, terá que furar a parede novamente com uma broca menor para que o varão não fique solto.
Posicione o suporte do varão em cima dos buracos e parafuse-os
Com as buchas inseridas, basta posicionar o suporte do varão em cima dos buracos e, assim, parafusá-los. Com uma chave simples, você conseguirá prender os parafusos.
Dica: antes de prender 100%, coloque apenas um ou dois parafusos para posicionar o varão e fazer um teste para ver se realmente ele vai ficar reto. Se não ficar, você evita retrabalho e pode corrigir o problema antes mesmo de finalizar a instalação.
Coloque a cortina no varão e finalize a instalação
E por fim, basta colocar a cortina no varão e finalizar a instalação. Agora, você tem uma cortina linda, novinha em folha e elegante no seu ambiente. Muito simples para fazer a instalação, não é mesmo?
Agora, compartilhe esse tutorial com mais um amigo!
Deixe seu comentário