Aprender como trocar a resistência do chuveiro é algo que pode mudar a forma como você encara a sua capacidade de resolver pequenos problemas dentro de casa. Por mais que este seja um trabalho relativamente fácil e simples, a sensação de prazer que dá depois que você arruma sozinho o seu próprio chuveiro é muito legal!
Então, para que você possa aprender como trocar a resistência do chuveiro em casa, de modo seguro, rápido e prático, continue lendo o passo a passo deste artigo. Você vai precisar de pouquíssimas ferramentas – é sério!
Vamos lá?
Como trocar a resistência do chuveiro – Passo a passo simples
Aprender como trocar a resistência do chuveiro faz você economizar um bom dinheiro com mão de obra. Afinal, o custo de mão de obra para uma simples visita técnica é relativamente alto hoje em dia. E salvar um pouquinho o orçamento mensal é algo bem legal, não é mesmo?
E se você está pensando que este é um trabalho complexo, pois envolve eletricidade e ferramentas, saiba que não é bem por aí. Inclusive, você precisará de pouquíssimas ferramentas – que talvez você até tenha em casa. Veja a lista delas:
- A nova resistência (compre de acordo com o modelo do seu chuveiro);
- Chave de fenda para abrir o chuveiro;
- Escovinha para fazer uma limpeza interna;
- Alicate pequeno;
Com isso em mãos, você já poderá fazer o trabalho. Vamos aprendê-lo agora. Veja o passo a passo abaixo.
Desmonte o chuveiro para acessar a resistência
Para começar a trocar a resistência do seu chuveiro, precisamos começar pela desmontagem dele, obviamente. Afinal, a resistência está lá dentro, bem no centro do chuveiro, de modo que esteja em contato direto com toda a água que está passando por ali.
Antes mesmo de encostar no chuveiro, é fundamental que você desligue o disjuntor do cômodo. Se a sua casa não tiver disjuntores separados, desligue o geral. Afinal, não podemos brincar com energia elétrica, não é mesmo?
Para desmontar o seu chuveiro, você pode usar a chave de fenda. Eles são bem compactos e bem vedados, pois a água não pode sair pelas laterais. E por isso, você precisará fazer algum esforço para conseguir separar a tampa da câmara. Mas cuidado para não quebrar ou rachar o plástico, ok? Vá abrindo com cautela, de modo que a peça não se deteriore.
Dica: procure por áreas que possam indicar alguma alavanca ou botão para desmontagem. Assim você não precisará forçar a tampa.
Limpe a câmara interna do chuveiro
Agora que o seu chuveiro já está desmontado, é hora de fazer uma limpezinha interna. Afinal, não custa, já que ele já está aberto, não é mesmo?
Você vai ver que a tampa do chuveiro pode estar bem suja, principalmente se o chuveiro está a muito tempo fechado. Neste caso, você pode passar uma escovinha de dentes na tampa, para que ela seja limpa de forma eficiente. Ou, se a sujeira estiver muito grossa, pode passar uma lixa fina, aquelas de cano de PVC.
Se o seu chuveiro é novo, este passo não é necessário, pois talvez nem tenha sujeira acumulada nos furinhos. Inclusive, você poderá saber que o chuveiro está sujo justamente por este indicativo: se a água não estiver saindo direito pelos furos, é sinal que ele precisa de uma limpeza.
Para entender mais sobre tipos de chuveiro, leia este artigo: Tipos de chuveiro: Conheça cada um e saiba escolher o melhor.
Troque a resistência queimada pela nova
Com o chuveiro aberto e limpo, é hora de trocar a resistência antiga pela nova. Neste caso, você vai ver que a resistência está bem no centro do chuveiro, de modo que esquente a água uniformemente.
Antes mesmo de tirar a resistência antiga, fotografe ela para que você saiba como ela estava presa e fixa. E para instalar a nova, basta seguir exatamente o que estava na foto. Se você comprou a resistência certa para o modelo, será muito fácil de trocar e encaixar corretamente.
Você pode usar o alicate para tirar a resistência antiga e fixar a nova, visto que os pinos podem ser bem fininhos e difíceis de segurar na mão. Faça com cuidado para não entornar ou quebrar a resistência, ok?
Abra o chuveiro e deixe-o aberto por algum tempo
E por fim, com o chuveiro já remontado e colocado de volta no cano, é hora de ligar e deixar a água correr por algum tempo. Isto é importante para se certificar de que a resistência, de fato, resiste a energia e não vai queimar novamente.
Lembre-se sempre de manter a energia desligada enquanto trabalha com os fios. Ligue novamente somente depois que tudo estiver no lugar, e observe bem para não correr o risco de ter fios próximos, de modo a causar um curto circuito, ok?
Se este artigo foi útil, compartilhe com mais um amigo. Afinal, é sempre bom aprender alguns dotes novos para resolver pequenos problemas da casa, não é mesmo?
Deixe seu comentário