Você conhece todos os tipos de chuveiro que existem? Por mais que existam inúmeros modelos no mercado, sempre há aqueles que mais são conhecidos e populares nas lojas de materiais de construção baratas e mais charmosas.
No momento da compra, várias dúvidas podem surgir. Afinal, para quem nunca construiu ou participou de uma obra, o chuveiro pode ser uma peça básica e que não chama tanta atenção assim. Alguns até pensam que “chuveiro é chuveiro”. No fim das contas, é mesmo. Só que você precisa conhecer os modelos para comprar o modelo certo para sua instalação.
Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto.
Tipos de chuveiro: Conheça cada um e saiba escolher o melhor
No artigo de hoje você vai entender um pouco mais sobre cada um dos tipos de chuveiro que existem, de modo que você possa comprar o melhor modelo para a sua casa, seja se ela está em obra ou seja se você está querendo comprar um modelo mais potente e mais confortável.
Vale lembrar que estes não são os modelos definitivos. Afinal, o mercado de decoração e construção civil está mudando a todo momento. Sempre há um produto inovador no mercado que promete revolucionar a forma como alguma atividade é feita. E os chuveiros, claro, fazem parte disso.
Falaremos, hoje, sobre estes chuveiros aqui:
- O mais básico de todos: o chuveiro elétrico;
- Chuveiro híbrido – Ideal para economizar energia;
- Chuveiro a gás – Talvez uma das melhores opções;
- Chuveiro pressurizado – Para casas com pouca pressão;
- Chuveiro eletrônico – Para quem busca algo mais automatizado;
Então, continue lendo para entender mais sobre cada um deles. Vamos lá?
O mais básico de todos: o chuveiro elétrico
Quando pensamos em chuveiro, geralmente relacionamos isso a algo preso no alto de uma parede e que despeja água pelas pequenos buracos para que possamos tomar banho. E o chuveiro elétrico é, hoje, um dos modelos que mais são populares em diversas residências. Afinal, ele é simples, barato e muito útil.
Muitas pessoas optam por este modelo pois ele sequer estraga. Na verdade, até estraga. Só que você conserta ele facilmente com a troca da resistência e não precisa comprar a peça toda nova – apenas a resistência.
E isto é algo muito útil para quem quer economizar. Afinal, um chuveiro novo é caro. E por isso, ter que trocá-lo toda vez que ele parar de funcionar pode ser um incômodo. Já a resistência é muito mais barata e você a troca em poucos minutos.
O ponto negativo deste chuveiro é que ele não é o mais econômico do mercado. Pelo contrário, ele é um dos mais caros, pois a conta de energia está igualmente cada vez mais cara. Como ele precisa de energia para funcionar, o orçamento pode pesar um pouquinho no fim do mês.
Por sua vez, a sua instalação é bem facilitada. Basta que você tenha uma instalação elétrica no banheiro. Apenas isto será o suficiente para conectar o aparelho na tomada. Ele começa a funcionar automaticamente após ligá-lo.
Dica: sempre mude a temperatura deste chuveiro com ele desligado, ok? Caso você mude com ele ligado, a resistência pode queimar.
Chuveiro híbrido – Ideal para economizar energia
Você já ouviu falar de chuveiro híbrido? Esta é uma excelente opção para quem busca economizar na conta de energia, visto que ele pode ser instalado tanto na energia convencional que vem do poste até a sua casa, como em energia solar, que sua casa produz através das placas instaladas no alto do telhado.
Você pode selecionar de qual fonte a energia vai vir e isto é bem interessante, pois muitas vezes a energia solar pode não estar tão potente assim, e a energia comum pode dar uma mãozinha.
Este tipo de chuveiro é a melhor opção para combinar com casas inteligentes que já tenham um sistema de energia solar que, vamos combinar, é o futuro para uma energia mais limpa e renovável. Afinal, a energia solar é altamente eficiente, você nunca mais precisa pagar conta de energia elétrica comum e ainda não terá problema de falta de energia em casa.
É só benefícios. O investimento é alto no início, mas se paga tranquilamente no longo prazo. Há, hoje, instalações que se pagam em menos de dez anos. O que é fantástico.
Chuveiro a gás – Talvez uma das melhores opções
O chuveiro a gás é, talvez, uma das melhores opções de tipos de chuveiro, que conseguem unir o útil ao agradável. O chuveiro a gás também ajuda a economizar na conta de energia, pois o chuveiro não precisa de energia para se aquecer – ele precisa de gás.
O grande ponto negativo do chuveiro a gás é que ele pode demorar bastante até realmente ficar pronto para o banho. O gás tende a demorar um pouquinho até esquentar a água do chuveiro, o que é bem maléfico para o meio-ambiente de forma geral, pois você tem que deixar a água correndo até que ela fique quente.
Chuveiro pressurizado – Para casas com pouca pressão
Se você não tem pressão de água na sua casa, talvez o modelo de chuveiro pressurizado seja a melhor opção para você. Afinal, ele ajuda a aumentar a pressão de forma ultra poderosa, de forma que venha bastante água na ducha.
Isto tem um benefício bem grande para quem mora em prédios altos ou mesmo em casas que não tenham muita pressão no encanamento. Só que é bem comum que este tipo de chuveiro gaste bastante energia, pois é preciso instalar uma bomba elétrica que vai sugar a água e trazê-la com pressão até a ducha em si.
Chuveiro eletrônico – Para quem busca algo mais automatizado
E por fim, não podemos deixar de mencionar o chuveiro eletrônico. Ele é, por sua vez, uma opção bastante interessante, pois não precisa ser desligado para mudar a temperatura (diferente do chuveiro elétrico). Eles são diferentes. Não confunda, ok?
Estes são os modelos mais básicos de chuveiro. Se você conhece mais algum modelo, por favor, comente aqui. Agora, escolha aquele que mais fizer sentido para sua instalação e aproveite o seu banho!
Deixe seu comentário