Montar uma adega em apartamento pode ser uma medida muito simples, porém, extremamente efetiva para deixar o seu lar ainda mais completo e aconchegante. Afinal, quem é que não gosta de beber um bom vinho no fim de tarde? Ou ter aquele jantar à luz de velas com quem amamos? Pois é!
Uma adega vai muito bem em qualquer lar de apaixonados por vinhos. Porém, montar um cantinho interessante requer atenção e muita inspiração. E é exatamente nesta tarefa que vamos lhe ajudar hoje. Acompanhe.
Como montar uma adega em apartamento?
Para montar a sua adega em apartamento é preciso seguir um passo a passo considerado simples, mas que precisa ser pensado nos mínimos detalhes. Pois especialmente se você tem um apartamento pequeno, cada centímetro conta e deve ser aproveitado da melhor forma, correto? Por isso, preste atenção em todas as nossas dicas!
1- Conheça os tipos de adegas e escolha a mais adequada ao seu estilo
Antes de qualquer coisa, é essencial que você conheça os tipos de adega, é claro. Veja quais são:
- Adega climatizada: A adega climatizada é essencial para quem quer praticidade e adora beber um vinho que esteja um pouco mais “fresco” e não na temperatura ambiente. Entretanto, requer uma estrutura mais qualificada para isso. É possível refrigerar com um compressor, ou comprar um frigobar específico para este fim.
- Adega comum: A adega comum, por sua vez, apenas dispõe os vinhos da melhor maneira, sobre uma prateleira. De preferência deitados.
Você pode incluir as duas possibilidades na decoração da sua casa. Assim, pode ter tanto uma porção de vinhos refrigerados como também um tanto que fique armazenado em temperatura ambiente. Logo, agradará a todos os gostos.
2- Adega grande ou pequena? O que levar em conta na hora de escolher?
É preciso levar em conta dois pontos quando você for pensar no tamanho da sua adega:
- O seu gosto pelo consumo do vinho;
- O espaço disponível no seu apartamento.
É preciso, dessa maneira, criar um equilíbrio interessante considerando estes dois fatores primordiais. Afinal, quanto mais você gosta de vinho, maior você irá querer a sua adega, correto? Mas lembre-se de otimizar o espaço para não deixar o seu “canto de relaxamento” muito cheio e causador de desconforto.
Saiba criar um equilíbrio sobre os dois fatores de escolha e faça uma média do que seria interessante quanto ao tamanho e quanto ao consumo.
3- Onde colocar a adega no apartamento?
O local em que a sua adega ficará depende muito do seu gosto pessoal. É recomendado que você a coloque em sua sala de jantar ou cozinha, mas tudo dependerá do ambiente que você se sentir mais confortável para um momento de beber vinho.
Sugerimos que você reflita sobre os últimos dias que bebeu vinho em sua casa, e aposte neste cômodo. Vale refletir também com relação à temperatura do ambiente, e inclusive à umidade. Estes fatores também poderão impactar na sua escolha.
Por exemplo, se você optar por um espaço muito quente, poderá ter vinhos não tão agradáveis à sua disposição, além de que as adegas refrigeradas poderiam trabalhar o dobro para manter a temperatura, elevando os custos com energia.
Por isso, pense com cautela e observe todas as contingências que podem impactar o seu resultado final.
Veja modelos de adega em apartamento para lhe inspirar
Agora que você já viu todas as nossas dicas, é chegado o momento de investir na sua adega. Veja as nossas inspirações e crie algo único para o seu apartamento!
O que achou das nossas ideias? Deixe o seu comentário!
Deixe seu comentário