Ter uma banheira no quarto é, sem dúvidas, sinal de luxo e sofisticação. Mas além disso, ter este benefício em nosso quarto é criar mais qualidade de vida e conforto para nós. Afinal, imagine a seguinte situação: Chegar em casa, depois de um dia cansativo de trabalho e querer relaxar… Porém, como fazer isso?
Com um bom banho de imersão em uma banheira! Ela pode ser de hidromassagem para impulsionar os resultados, ou então, uma comum, que com o auxílio de sais de banho já traz ótimos resultados.
Para tanto, existem diversos tipos de banheiras e modelos disponíveis no mercado. Além de formas de decorar o quarto com a mesma. Quer saber tudo sobre o assunto? Então vem com a gente!
Tipos de banheira no quarto
Antes de qualquer coisa, é preciso pensarmos nos tipos de banheira que podemos ter no quarto. Em essência, são três opções diferentes que você poderá escolher e, a partir disso, selecionar o modelo dentro de cada opção. Conheça abaixo:
- Banheira de hidromassagem: A banheira de hidromassagem é sem dúvidas o sonho de consumo de muitas pessoas. Entretanto, ela precisa de mais espaço para promover bons resultados. Isso porque a sua estrutura costuma ser mais robusta, diferente de outras opções que vemos no mercado.
- Banheira de embutir: Você poderá optar também por uma banheira que seja de embutir. Isto é, poderá fazê-la dentro de uma estrutura de alvenaria ou madeira. Tudo dependerá do modelo escolhido e das recomendações do fabricante.
- Banheira de apoio: Ao invés de fazer toda uma estrutura para embutir a banheira, você também pode optar por um modelo que seja apenas de apoio. Assim, você criará apenas um suporta para a banheira para o quarto e a encaixará logo acima, de maneira estratégica.
Vale lembrar que além destas três opções que citamos, você ainda deverá cogitar se quererá uma banheira com água quente ou apenas com água fria. Caso queira a primeira opção, deverá preparar o seu encanamento e o aquecimento à gás para isso.
Tamanho necessário para o seu espaço
Assim que você escolher o seu modelo de banheira para o quarto, é hora de pensar no espaço necessário para a instalação. Pois como mencionamos anteriormente, uma banheira de hidromassagem, por exemplo, poderá ocupar muito mais espaço do que uma banheira comum.
Por isso, avalie o quanto você quer comprometer do seu quarto, usando a banheira, e encontre o modelo adequado em cima disso. O ideal e recomendado é que haja um espaço de, no mínimo, 20 metros quadrados.
Como fazer um bom projeto de banheira no quarto?
Para fazer um bom projeto de banheira para quarto nós recomendamos que você procure um profissional qualificado para este fim. Isso porque ele precisará avaliar toda a estrutura do projeto, além de considerar possíveis “falhas” que poderão aparecer no meio do caminho (estrutura não suportar o peso; possíveis problemas de umidade no ambiente; entre outros fatores semelhantes).
Porém, da mesma forma nós trouxemos algumas informações que poderão lhe auxiliar no seu processo de preparo do ambiente. Veja a seguir:
1- Crie um suporte de madeira para a banheira
Como já trouxemos no decorrer deste texto, é preciso que haja um suporte para a sua banheira, independentemente de ela ser embutida ou apenas de apoio. Isso criará uma estrutura mais forte e robusta, impedindo que haja qualquer tipo de efeito negativo no piso do seu quarto.
Para isso, você deverá criar um suporte de madeira que contemple toda a extensão da sua banheira, para que ela seja encaixada (com folga) em cima da placa de madeira. A altura padrão para este suporte é de 50 cm, entre a borda da banheira e o chão.
2- Aplique espuma de poliuretano
Feito isso, é necessário que aplique-se argamassa ou espuma de poliuretano na base, para deixar a sua banheira para o quarto ainda mais bem posicionada e segura. Forme uma verdadeira base com essa preparação, auxiliando a banheira a assentar no piso.
3- Instalação hidráulica
A instalação hidráulica precisa acontecer de acordo com as recomendações do fabricante da banheira. Isto é, cada qual contará com um acabamento diferente, que requer atenção e cuidados específicos.
4- Silicone aplicado na lateral da banheira
Para finalizar, é preciso vedar os lados da sua banheira para o quarto, impedindo que haja algum tipo de vazamento. Para esta finalidade, é preciso que você invista em um acabamento com silicone. Lembre-se apenas de deixar margem para manutenções necessárias, não selando todas as extremidades. Seguindo este conselho, será muito mais fácil lá na frente.
Modelos de banheiras para quarto
Agora que você já sabe tudo sobre banheiras que são postas em quartos, que tal ver a nossa galeria de fotos para se inspirar para o seu projeto? Acompanhe abaixo e depois nos dê a sua opinião nos comentários:
São muitas opções lindas, não é mesmo? Sendo assim, é hora de sentar e planejar a sua banheira para o quarto. Temos certeza de que o resultados será incrível. Aposte nesta possibilidade!
Deixe seu comentário