A decoração afetiva é uma tendência que vem cada vez mais forte para dentro dos lares de todas as pessoas. Isso porque passamos a compreender o valor que cada detalhe tem, por mais simples que seja, em nossas vidas. Além disso, percebemos o quanto a nossa casa precisa estar conectada conosco, para que haja conforto e felicidade no lar.
Mas qual a melhor maneira de tornar o lar em um “doce lar”? Explorando os nossos sentidos de uma maneira única: através de lembranças e sensações positivas. Para isso, você poderá acompanhar este nosso guia de hoje e entender mais sobre o assunto. Vamos lá?
Decoração afetiva – Decorando a casa com muito amor e lembranças positivas
A decoração afetiva nada mais é do que um tipo decorativo que prioriza cores, cheiros e composições que remetam à lembranças do morador e momentos no qual ele possa ter vivido e que sejam importantes para ele.
Por exemplo, espalhar uma decoração com fotos para deixar lembranças positivas sempre nos fazendo pensar em momentos felizes; utilizar aromatizantes que remetam à sensação de aconchego que a casa da mãe proporcionava; fazer uma cozinha planejada como a da casa da sua tia; e assim por diante.
Trata-se de uma tendência que vem crescendo na rotina das pessoas, justamente por ser tão importante para aqueles que passaram mais tempo dentro de casa e notaram a importância de uma decoração bem feita.
Afinal, se for para deixar a nossa casa com a nossa cara, porque não trazer à tona sentimentos e sensações que são incríveis para nós? Através de itens e peças que despertem-nos afetivamente? Pois essa é a proposta da decoração afetiva! Veja, a seguir, as nossas dicas para aderir ao modelo.
Como aderir à decoração afetiva? Quais itens são indispensáveis?
Na realidade, não existem itens que sejam indispensáveis. Porém, alguns pensamentos e possibilidades podem lhe ajudar a pôr em prática este tipo de decoração. Aqui, você deve ter em mente que usará peças pessoais e que tragam lembranças.
Mas isso quer dizer que, se você não tiver nenhum item de sua infância, a decoração afetiva não será efetiva? Não necessariamente! Neste caso, será preciso explorar diversos pontos afetivos em sua vida. Quer um exemplo?
Vamos supor que em sua infância a sua família gostava muito de tocar instrumentos, como o violão. Porém, você não tem o instrumento da família… Como resolver este impasse? Você pode utilizar itens que remetam à música, ou então, adquirir um novo violão! Embora não seja o mesmo, certamente despertará a sua memória de uma maneira muito positiva.
Além disso, existem outras formas de pôr em prática essa tendência linda. Acompanhe:
Pense naquilo que mais traz lembranças – porta retrato, quadros, tecidos passados de geração para geração
Como mencionamos acima, pense em tudo que você possui em sua casa e que pode, de fato, representar uma lembrança muito importante para você.
Veja também as nossas dicas de como decorar um ambiente de estudo e ter mais produtividade.
Mas, cuidado! Não estamos falando de acúmulo de materiais, ok? Mas sim, em itens que realmente trazem sentimentos à tona, especialmente quando relacionados com:
- Um momento marcante;
- Alguém especial;
- Uma vitória;
- Uma realização de um sonho.
Se os itens remetem a estes momentos, então bingo! Você encontrou uma alternativa muito interessante para a sua decoração.
E vale lembrarmos que tudo é válido, desde que esteja preenchido com afetos pessoais. Por exemplo: um bilhetinho escrito à mão por alguém especial pode muito bem se tornar um porta-retrato fofo e cativante.
Reaproveite o que seria descartado – móveis antigos e usados, tapetes e cortinas antigos
Outra forma de deixar a decoração afetiva mais aparente em sua casa é justamente reaproveitando o que seria descartado normalmente. Porém, novamente frisamos que não estamos falando de acúmulo, mas sim, de aproveitar as coisas da melhor forma.
Por exemplo, se você possui um móvel velho, que tal restaurá-lo, deixando-o com um aspecto de antigo, para dar margem a algo novo para a sua casa? Assim você consegue deixar o ambiente ainda mais lindo!
O mesmo vale para cortinas e até tapetes de crochê. Às vezes, um tingimento é o suficiente para dar um novo ar à peça, sem descartá-la, e garantindo que a sua casa tenha um decoração cheia de personalidade.
Tente trazer sensações nostálgicas – utilize os cinco sentidos como suporte para isso
Os seus cinco sentidos podem ser muito bem-vindos na hora de elaborar a sua decoração afetiva. Sabe como? Apostando em coisas e sensações que lembrem momentos inesquecíveis, especialmente os de infância.
Veja alguns exemplos que podem lhe auxiliar:
- Visão: Use cores e texturas visuais que tragam bons sentimentos à você. Há quem goste de olhar para ondas, por lembrar do mar e das férias. Quadros com pinturas onduladas, ou mesmo as ondas na parede podem ser bem vindas.
- Olfato: Cheiro de flores, aromatizantes ou mesmo um material (como giz de cera!) são ótimos para despertar sentimentos. No caso do giz, vale um porta lápis repleto deles, para você sentir o cheirinho ao longo do dia.
- Tato: O tato é um dos sentidos que mais pode ser explorado na decoração afetiva. Isso porque você poderá explorá-lo nos tapetes, almofadas, estofados, cortinas, itens decorativos, enfim. Vale deixar itens relaxantes, como bolinha antiestresse, espalhados pela casa, desde que tenha sentido para você.
- Paladar: O paladar é um pouquinho mais difícil de explorar, porém, não impossível. Aqui você deverá ser criativo! Por exemplo, se o sabor de baunilha lembra os bolos da sua avó, que tal deixar esse cheirinho com um aromatizante? Assim você une o olfato ao paladar e tem um resultado surpreendente.
- Audição: As músicas ou mesmo sons aleatórios, com significados, trazem bons resultados. Um exemplo? O mensageiro dos ventos! Ele costuma despertar muitas lembranças em muita gente, além de trazer prazer e tranquilidade. Outra ideia é um instrumento musical que remeta a momentos incríveis de sua vida.
Lembrancinhas de viagens – para trazer à tona aquele momento inesquecível
Outra forma de trazer muito charme e personalidade para a sua decoração afetiva é apostando em lembrancinhas de viagens e até mesmo presentes. Assim você vai criando uma atmosfera repleta de significados e sentimentos intensos, que farão com que o seu dia a dia seja muito mais gostoso e leve.
A regra principal é: não há regras na decoração afetiva!
Sim, pode ser curioso, mas é a realidade! Uma decoração afetiva, na essência, não possui regras que precisam ser seguidas. Mas sim, possuem conceitos que fazem com que as dicas de decoração sejam seguidas de maneira coerente.
Por isso, você poderá usar os itens que quiser, e da forma que quiser, sem padrões, desde que eles remetam à questões emocionais e afetivas da sua história de vida. Se estiver dentro disso, perfeito! A decoração afetiva atingiu êxito!
Viu como é simples? Então conta pra gente, aqui nos comentários, o que você pretende fazer para aderir a este tipo de decoração.
Deixe seu comentário