Rodameio: O que é? Como usar? Tipos e modelos

rodameio é essencialmente utilizado para separar dois revestimentos em uma parede. Assim como o rodapé fica embaixo, e o rodateto fica em cima, o rodameio vem como uma opção para criar uma composição gradativa mais bonita e interessante.

De qualquer forma, existem diversos tipos e texturas que você pode encontrar deste material em uma loja de materiais de construção. E para te ajudar a acertar na escolha, fizemos este guia com tudo que você precisa saber. Acompanhe. rodameio

O que é rodameio?

Como mencionamos anteriormente, o rodameio, por essência, é um material utilizado na horizontal, para que possa separar dois revestimentos diferentes. Ele pode ser utilizado em qualquer altura da sua parede, desde que você o posicione de maneira reta e estratégica.

Na essência, podemos dizer que ele tem mais uma função decorativa, antes de qualquer coisa. Afinal, ele serve para criar um efeito visual gradativo, que traz mais harmonia e sofisticação para a sua parede como um todo. rodameio

Onde usar o rodameio?

O rodameio pode ser utilizado em praticamente qualquer altura da sua parede, desde que no modo horizontal. Além disso, pode servir como divisor de dois tipos de revestimentos, ou até mesmo ser um mero detalhe na sua parede.

Há ainda a opção com led, por exemplo, que pode ser a melhor opção para quem quer apenas iluminar um espaço e garantir uma decoração diferenciada. O que vale, neste caso, é a criatividade para seguir tendências de decoração e deixar tudo mais bonito e aconchegante.

Tipos de rodameio

Existem diversos tipos de rodameios que você pode encontrar no mercado da decoração e dos materiais de construção. Isso nos dá uma maior liberdade na hora de escolher o acabamento que seja certeiro para a nossa obra.

De qualquer forma, fizemos uma lista com todos os tipos mais usados para você conhecer e escolher o mais bonito para o seu caso:

1- Rodameio de MDF

As opções de MDF são uma das mais econômicas do mercado. Isso pois o MDF costuma ser bastante acessível, embora seja resistente e bonito. Você o encontra em espessuras e modelos diversos, que podem ser alinhados ao seu gosto pessoal. rodameio

2- Madeira

A madeira, por sua vez, pode ser um pouco mais cara que o MDF. Afinal, ela costuma ser maciça e assim necessitar de maiores investimentos para a sua compra. De qualquer forma, apresenta mais resistência e durabilidade, o que é essencial para garantir um efeito visual interessante.

3- E.V.A

Há quem prefira adquirir um material feito de E.V.A, que costuma ser maleável e vendido em rolos. Também possui preços atrativos, embora a sua textura e o seu acabamento não represente grandes variedades. De qualquer forma, é adequado para home office e ambientes mais sóbrios e sérios, que não necessitam de tanta sofisticação na decoração.

4- Adesivo

Você pode encontrar rodameio adesivo proveniente de diversos tipos de materiais. Este modelo costuma ser mais fácil de aplicar, embora seja necessária certo cuidado para a fixação ser adequada.

Além disso, a parede precisa estar mais lisa e limpa, para receber a camada de maneira eficiente. Lembre-se ainda que o colar e descolar para acertar a horizontalidade poderá prejudicar a cola do adesivo. Por via das dúvidas, faça pequenas partes por vez.

5- Poliestireno

O poliestireno é um material muito utilizado em revestimentos simples e que não necessitam de uma força de tração tão intensa. De qualquer forma, você pode encontrar modelos e texturas diferenciadas deste tipo de rodameio, sendo uma opção versátil. rodameio

6- Pastilhas

As pastilhas adesivas já são muito utilizadas em diversos contextos decorativos. São uma ótima opção para quem quer deixar a cozinha ou o banheiro com novos ares e acabamentos. Da mesma maneira, é possível encontrar diversos tipos de cores e tamanhos de pastilhas, o que pode gerar acabamentos adequados para muitos estilos de decoração.

7- Cerâmica

Uma coisa nós temos certeza: Mesmo que antes você não soubesse o que era um rodameio, com certeza já se topou com algum de cerâmica! Isso porque eles são os mais clássicos nas casas populares, e comumente utilizados na cozinha. Basta você pensar nas casas que você já frequentou e tentar mentalizar como era o revestimento neste cômodo.

O interessante é que existem muitos modelos e efeitos de texturas, assim como acontece com o piso de cerâmica. Além disso, costumam ter um preço acessível, e a variedade também facilita na hora de comprar. Porém, a aplicação que necessita de argamassa e rejunte pode requerer um pouco mais de mão de obra, embora não seja nada tão difícil.

8- Com led

Por fim, para quem quer deixar a casa ainda mais sofisticada e bonita, o uso de um rodameio de led pode ser a melhor opção para isso. Você poderá investir em um efeito de iluminação muito interessante e aconchegante, deixando a sua casa mais acolhedora e bonita. Entretanto, este tipo de decoração poderá requerer um pouco mais de investimento, é claro.

Como instalar rodameio?

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, e certamente já está ansioso para instalar um novo rodameio em sua casa, vem a pergunta: Como fazer isso da melhor forma? rodameio

Pois bem, garantimo-lhes que o passo a passo é muito mais simples do que o que você vem imaginando, sabia? Para isso, você deverá seguir as dicas abaixo:

  1. Selecione se o seu rodameio será estreito ou largo, de acordo com o seu gosto e a necessidade de composição decorativa.
  2. Determine a altura que você quer instalar o seu rodameio.
  3. Meça cuidadosamente o tamanho das peças, cortando-as quando houver necessidade. É preciso que este corte seja feito de maneira efetiva e sem deixar faltar ou ultrapassar rodameio, ok?
  4. Pinte antes de você fixar na parede, para facilitar o acabamento perfeito de cada parte.
  5. Marque a altura com o auxílio de um prumo, a fim de deixar retinho.
  6. Peça ajuda de alguém para segurar a peça e assim fixe-a na parede com cuidado, utilizando um parafuso do tamanho adequado. Importante: Você também pode usar pregos, desde que coloque a cabeça dos mesmos dentro da peça de rodameio.
  7. Finalize com massa corrida para cobrir a marquinha do prego ou parafuso. Lixe e pinte para igualar.

Pronto! Assim você já terá uma parede pronta e bem decorada na sua casa.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.