Você sabe como instalar circuito de segurança 24h por câmera? Conhece quais são os equipamentos indispensáveis? Se sua resposta for negativa, então saiba que chegou o momento de aprender!
No artigo de hoje vamos lhe apresentar tudo sobre este assunto importante. Acompanhe a seguir e saiba mais.
Equipamentos de circuito de segurança
Existem diversos tipos de equipamentos de segurança que podem ser utilizados em um circuito. Entretanto, há os que são essenciais e precisam fazer parte do projeto. São eles:
- Câmeras tecnológicas com ótima resolução e capacidade de captação.
- Aparelhos NVR ou DVR, para que as gravações sejam feitas, por tempo limitado.
- Rack organizador (para o DVR).
- Conversor Balum.
- Nobreak.
- Conversos passivo.
- Fonte de alimentação.
- Cabo FTP para instalação externa e cabo UTP para instalação interna.
Além destes itens, lembre-se que um organizador de cabos pode ser interessante para deixar tudo sempre otimizado e sem “enroscar”.
Modelos de câmeras
Existem diversos modelos de câmeras que podem ser utilizados em um sistema de segurança residencial. Abaixo listamos as principais opções:
- Câmera IP: Na tradução literal, IP significa “Protocolo de Internet”, sendo um sistema de segurança que funciona através de um sinal digital. Assim, trabalha com sensor de imagem, processador, SoC de compressão de vídeo e um chip Ethernet. Dessa forma, o vídeo será formado por uma conexão de dados.
- Câmeras HDCVI: Neste caso, podemos traduzir como “Câmeras de Interface Composta de Vídeo de Alta Definição”.
- Câmeras Speed Dome: Por fim, temos também as câmeras com zoom de até 100 x, permitindo visualizar mais detalhes de uma cena. Pode ainda ser controlada por um operador, além de ser movimentada para diversas direções. Sendo assim, muito utilizada em grandes projetos, tanto interna como externamente.
Como funciona um circuito de segurança?
Um circuito de câmeras contará com equipamentos de alta resolução, além de iluminação infravermelha para imagens à noite. A visualização poderá acontecer em tempo real, 24 horas por dia, diretamente por aparelhos móveis como smartphones.
As imagens ficarão armazenadas por um tempo limitado (que pode variar e você pode ter conhecimento ao contratar um sistema de segurança), para assim ser acessado com facilidade.
O Circuito Fechado de Televisão também é requerido, para que assim haja o acompanhamento das imagens de uma maneira precisa e eficiente.
Como instalar circuito de segurança 24h por câmera
Para a implantação de um circuito de segurança é recomendado que você contrate um profissional qualificado. Isso porque ele deverá considerar:
- A posição estratégica para cada uma das câmeras;
- O uso de equipamentos e ferramentas que garantam um bom resultado;
- A escolha das melhores câmeras e acessórios para determinado tipo de sistema; entre outros fatores.
Isto é, embora você possa comprar os equipamentos que citamos, saber o posicionamento adequado pode ser muito difícil. Afinal, não basta instalar as câmeras em sua propriedade, mas sim, elas precisam estar encaixadas em espaços que tragam mais segurança. (Você pode ler também sobre Gestão da obra: Como fazer da melhor forma?).
Portanto, você poderá instalar o circuito seguindo o manual de instrução presente nos equipamentos adquiridos, instalando-os em cada cômodo (no canto) e em cada canto externo de sua casa. Mas as chances de haver um ponto cego são grandes, e isso pode ser extremamente prejudicial.
De qualquer forma, vamos lhe apresentar a instalação de um kit prático de circuito de segurança:
- Utilize o cabo de 4 mm com bipolar externo para a alimentação do circuito. Para isso, você deverá conectá-lo ao conector P4. Lembre-se que este cabo serve de sustentação elétrica e a passagem do vídeo.
- Afrouxe os parafusos e conecte o cabo preto no borne negativo do conector P4. O cabo branco (ou vermelho) será conectado no positivo.
- Desencape o cabo e separe e enrole a malha. Desrosqueie o conector de vídeo e insira a proteção metálica e plástica no cabo.
- Coloque a malha no orifício externo do conector e insira o condutor interno do cabo dentro do parafuso, apertando-o em seguida.
- Aperte as abraçadeiras no conector para deixá-lo fixo ao cabo.
- Deixe a malha para baixo, garantindo que não encoste no conector de vídeo, cobrindo em seguida com a proteção plástica. Feito isso, conecte a parte externa do conector.
- No DVR, você vai plugar a outra ponta do cabo, também com a instalação de um conector, como explicamos há pouco.
- O conector P4 de borne deve ser conectado na fonte. Assim, você deverá conectar os fios positivos e negativos nesta fonte, como ensinamos anteriormente.
- Ligue a fonte de energia em uma tomada comum.
Para saber mais sobre este passo a passo acima, assista ao vídeo completo:
Acompanhamento por smartphone
Muitas empresas de segurança disponibilizam a possibilidade de haver o acompanhamento 24 horas das câmeras diretamente pelo celular, tornando assim a sua casa mais inteligente.
Para isso, no entanto, é preciso que o acesso à internet seja de qualidade, impedindo que haja qualquer tipo de impeditivo para acompanhar as imagens da melhor forma.
Benefícios do sistema de segurança
Além de gerar mais bem estar e qualidade de vida para todos os residentes de uma casa, saber como instalar circuito de segurança 24h por câmera também gera, obviamente, um efeito repressivo.
Isto é, além de termos as imagens para analisar em possíveis atentados, os mesmos serão diminuídos em prol dos efeitos psicológicos que uma câmera poderá gerar em alguém.
O que isso quer dizer? Quer dizer que vândalos e pessoas mal intencionadas pensarão duas vezes antes de simplesmente atacarem a residência. Afinal, temerão que as imagens armazenadas denunciem suas verdadeiras identidades.
Portanto, aposte neste tipo de circuito e traga mais conforto e bem estar para toda a sua família!
Deixe seu comentário