Saiba qual é a documentação do imóvel para entrega das chaves e organize-se para entregar tudo que é necessário. Assim, você terá todos os papeis necessários, que garantem que o resultado da obra é o melhor possível. Além de evitar contratempos desnecessários. Acompanhe e veja mais.
Documentação do imóvel para entrega das chaves
No momento em que já houve a quitação do valor devido para a construtora, o proprietário poderá receber as chaves. Além disso, terá que assinar o Termo de Entrega das Chaves, assumindo que está tudo correto com o imóvel, de acordo com a vistoria prévia.
É muito importante que neste momento você já tenha feito a vistoria com cuidado, pois requerer reparos e encontrar pontos negativos depois da assinatura poderá gerar mais burocracias.
Entretanto, a documentação do imóvel para entrega das chaves consiste em, inclusive, a entrega do Manual do Proprietário. Este documento é elaborado pela incorporadora, com orientação de todos os órgãos estaduais de construção civil. Aqui será possível ter informações sobre uso, operação e toda manutenção do imóvel. Além disso, existe ainda o Termo de Garantia, onde você encontra todas as possibilidades envolvidas com o imóvel.
É neste manual que você poderá encontrar toda a documentação do imóvel para entrega das chaves, por parte da construtora:
- Documentos do imóvel;
- Plantas hidráulicas e elétricas;
- Tabela de garantia do imóvel;
- Orientações acerca de manutenções e cuidados preventivos;
- Contato de fornecedores e concessionárias parceiras, para possíveis reparos necessários no empreendimento.
É importante que todo o processo siga uma linha organizada, desde o momento da construção. Pois além deste manual, o proprietário precisará que a construtora o entregue outros documentos importantes, que são:
- Quitação da unidade;
- Averbação do Habite-se;
- Constituição do condomínio;
- Baixa da hipoteca pelo Cartório de Registro de Imóveis.
Apenas a partir disso é que será possível registrar a escritura do bem. Lembre-se também que outras etapas precisam ser seguidas, para que a entrega seja a melhor possível.
Etapas importantes até a entrega
Antes de haver a entrega, de fato, das chaves, ocorrem algumas etapas igualmente importantes. São elas:
- Contrato de compra do imóvel: Ao decidir comprar um imóvel, você deverá assinar o contrato de compra. Para isso, deverá apresentar os seus documentos pessoais importantes, como por exemplo, CPF, RG, certidão de casamento (se houver), comprovante de renda e residência, etc.
- Memorial da incorporação e memorial descritivo: O memorial da incorporação é importante para que os futuros proprietários fiquem tranquilos quanto à entrega da obra. Enquanto que o descritivo diz respeito aos detalhes da construção, como a descrição das áreas, conceito utilizado, materiais utilizados, etc.
- Início da obra e visitas: Depois de toda a papelada pronta, é iniciado o processo de construção, de fato. Aqui, é possível fazer visitas, para visualizar o andamento da obra. Nestas visitas, a equipe de engenharia e o time de relacionamento com o cliente irá até o local, enaltecendo cada detalhe importante da obra.
- Vistoria: Depois de finalizada a obra, é chegado o momento de fazer a vistoria pós-obra. Aqui, tudo será avaliado com muito cuidado, para garantir que não há defeitos ou pontos que causarão problemas mais tarde.
- Constituição do condomínio: A administradora do condomínio deverá emitir o Habite-se pela autoridade municipal, além de convocar os futuros moradores para a reunião de constituição da equipe diretiva do condomínio.
Passada estas etapas, é feita a entrega das chaves. Entretanto, lembre-se de se atentar para cada etapa com cuidado. Além disso, o auxílio de equipes qualificadas poderão lhe apontar se a obra está ou não em um caminho interessante.
Deixe seu comentário