Aprenda a como trocar uma tomada a partir do nosso passo a passo super simples e prático. Vamos lhe ensinar tudo que você precisa saber sobre a organização dos fios e a fixação da sua nova tomada. Acompanhe o nosso artigo completo e fique por dentro.
Passo a passo de como trocar uma tomada
Lembre-se que você precisa seguir cada um dos passos de como trocar uma tomada de uma maneira organizada e disciplinada. Afinal, qualquer “deslize” ou desatenção poderá ocasionar acidentes, inclusive graves. Por isso, vamos ao passo a passo e, se tiver dúvidas e não conseguir saná-las, converse com um profissional eletricista residencial, ok? Então vamos lá:
1- Compre a tomada adequada
O primeiro passo é você conhecer os dois tipos de tomadas que existem, para assim, fazer a melhor aquisição possível. Desse modo, você se deparará com:
- Tomadas de 10 amperes;
- E tomadas de 20 amperes.
A escolha deve se basear de acordo com o consumo dos equipamentos que serão ali conectados. Por exemplo, em casos de geladeira e ar condicionado, a tomada deve ser mais potente, para dar conta do consumo. No caso de opções de aparelhos mais leves, você poderá utilizar a outra opção.
Mas, o que acontece se você não sabe aonde exatamente utilizará determinado equipamento? Nesse caso aconselhamos que você sempre opte pela tomada mais potente, garantindo uma vida útil melhor, dessa maneira. Além disso, procure sempre por itens que sejam certificados pelo Inmetro.
Caso tenha interesse, veja aqui o curso sobre eletricista predial.
2- Cuidados com a segurança
É claro que se você não possui nenhum tipo de prática com instalações elétricas deverá ter um cuidado redobrado com a segurança. Para isso você poderá apostar, por exemplo, no desligamento do disjuntor, caso a sua tomada não seja com interruptor. Entretanto, você poderá desligar apenas aquela do cômodo em questão.
3- Abra a sua tomada
Abra a sua tomada e desconecte os fios, vendo se está escrito neles o diâmetro transversal. Caso o número não estiver à mostra, meça com uma régua simples que você tem em casa. Caso o fio apresente um tamanho de 1,8 mm ou mais, ele é seguro e aguenta tomadas mais fortes de 20 amperes. Entretanto, se for menor, é melhor não arriscar a instalação e, talvez, a melhor saída seja contatar um profissional.
4- Retire o espelho da tomada
Em seguida, retire o espelho da sua tomada e observe os fios da mesma. Em uma tomada simples você encontrará dois fios: um azul e outro preto ou vermelho. Corte fora a parte do fio desencapado, e abra novamente o fio, deixando aproximadamente um centímetro de cobre para fora do mesmo. no caso da tomada de três furos, o do meio representa o fio terra e, caso não haja, o conector do meio pode ficar vazio, enquanto os outros podem ser ligados de qualquer lado.
5- Deixe os fios organizados
É muito importante que antes de você finalizar as suas conexões você mantenha os fios organizados, sem excessos dentro da caixa da tomada, enrolados ou algo neste sentido. Além disso, não deixe desencapado para não ocasionar acidentes mais tarde. Neste segundo caso você poderá utilizar a fita isolante comum, desde que deixe a mesma bem posicionada e enrolada no fio.
6- Teste as conexões
Depois é só você fechar corretamente, mantendo toda a organização que citamos logo acima, e assim, testar as suas conexões. Faça isso com cuidado, por exemplo testando a tomada com um bocal de lâmpada, caso se sinta inseguro para ligar algum equipamento seu que represente maior valor.
Dica importante: Veja como usar o radier.
Dicas importantes
- Utilize materiais de qualidade, e sempre observe os aspectos quanto ao efeito do tempo;
- Não deixe nenhum tipo de líquido entrar em contato com estes materiais e, caso aconteça, enxugue antes de ligar a energia;
- Utilize fita isolante própria para energia elétrica, a fim de diminuir efeitos do tempo que possam derreter a fita e causar acidentes.
No caso de tomadas duplas ou triplas, cuidado!
A troca para tomadas duplas ou triplas é sempre mais perigosa. Afinal, existem outros tipos de cuidados e passos que você terá que ter em mente para não ocasionar acidentes e ter bons resultados. Dessa maneira, caso você ache complexo demais, não hesite em pedir auxílio de um profissional qualificado, ok? Assim você garante não só um resultado satisfatório, como a sua segurança e a vida útil dos seus aparelhos elétricos.
Deixe seu comentário