Os tipos de persianas deixaram de serem vistas apenas como uma opção para ambientes profissionais e corporativos. Atualmente, são muito utilizadas em decorações contemporâneas, além de servirem de alicerce para elevar oticamente o pé direito de uma casa ou projeto.
Por isso, conhecer as melhores opções é primordial para efetuar a melhor escolha, e assim permitir que o seu espaço fique ainda melhor. Abaixo, no entanto, lhe mostraremos quais são as melhores opções, seus benefícios e ainda lhe daremos diversas inspirações. Acompanhe e saiba mais.
Tipos de persianas
De maneira geral, você pode encontrar 5 principais tipos de persianas presentes no mercado. Cada qual apresenta um acabamento diferente, além de contar com materiais específicos.
Cabe ressaltarmos ainda que, determinas opções combinam mais com ambientes corporativos, enquanto outras podem ser utilizadas em quartos, salas, cozinhas, etc. No decorrer de nossa lista, você encontra uma variedade de imagens para lhe inspirar. Veja e escolha a melhor persiana para você.
1- Persianas horizontais
As persianas horizontais são feitas costumeiramente de PVC, e normalmente são instaladas ou nas cozinhas, ou em ambientes organizacionais.
Esta opção não possui um “fechamento” completo da entrada de luz, mas, é possível que você equilibre a iluminação natural a partir dos seus mecanismos de abre e fecha.
Entretanto, lembre-se que este tipo de persiana tende a acumular mais pó, por conta do seu formato. Por isso, se você não possui tanto tempo para se dedicar a manutenção da persiana, talvez seja melhor apostar em outro modelo.
E ainda: não se esqueça que esta persiana não poderá ficar fechada completamente se a janela em questão estiver aberta. Isso porque a entrada de vento poderia ocasionar o entortamento das hastes, sendo um problema irreversível.
2- Tipos de persianas rolô
As persianas rolô possuem uma composição um pouco diferenciada. A tela solar é utilizada para impedir que o excesso de raios UV invadam o ambiente. Além disso, seu aspecto clean promove um equilíbrio maior na composição de todo o ambiente.
Seu formato forma pequenos “rolinhos” quando a mesma é aberta. Assim, você a enrola até a altura na qual achar pertinente. Controlando, dessa forma, a entrada de luz e a circulação de ar.
3- Persianas romanas
Na medida em que são suspensos, os segmentos se dobram de um modo que se encaixa perfeitamente, criando uma leveza para toda a decoração do espaço.
Você poderá encontrar este tipo de persiana com um acabamento mais sofisticado, com o uso de fibras naturais e seda, por exemplo. Além disso, costumeiramente você se deparará com cores mais claras e neutras, e por isso este é um dos tipos de persianas que mais combina com praticamente qualquer decoração.
4- Persianas celulares
As persianas celulares, por sua vez, são mais utilizadas em organizações, por conta do seu formato mais sério e ao mesmo tempo robusto. Este é um dos modelos que mais veda a entrada de luz e, por conta deste atributo, pode ser utilizada em auditórios e até mesmo em dormitórios.
Outro ponto alto que vale destacarmos é que este modelo representa uma opção incrível para quem quer climatizar a casa da melhor forma. Isso pois, no inverno mantém a casa aquecida, e no verão mantém a casa mais refrescada.
5- Persianas verticais
Por fim, temos o clássico modelo das persianas verticais. Estas, por sua vez, são muito utilizadas em instituições de ensino, e possuem um acabamento mais aveludado.
A vedação da entrada de luz não é perfeita, mas cumpre um bom papel para o dia a dia. Entretanto, um dos pontos negativos – e que gera muita queixa – é com relação aos fios se “enrolarem” entre si. Porém, com cuidado e bom manuseio, este tipo de impasse poderá ser prevenido.
Benefícios das persianas
Entendido quais são os melhores tipos de persianas para você conhecer, é hora de entender quais os benefícios deste tipo de material. Afinal, o que o difere de uma cortina comum? Por que esta opção pode ser vista como mais qualificada para determinado local, e outras não? Entenda:
- Controle da entrada de iluminação: Não importa qual o tipo de iluminação de um cômodo, pois manter a iluminação natural ao longo do dia é de suma importância, tanto para o bem estar, quanto para a economia na conta de luz. De todo modo, haverá momentos em que o fechamento da entrada de luz será primordial. Assim, você poderá apostar no uso da sua persiana para este fim.
- Beleza e neutralidade: Se você busca algo mais específico para o seu home office, no qual gere conforto e beleza ao mesmo tempo, certamente os tipos de persianas são a melhor pedida para tal.
- Praticidade e automatização: Se você quer algo mais prático, experimente as opções automáticas ou com controle remoto. Assim, além de beleza, você conquista mais praticidade. E no caso de automações, é possível programar a abertura e fechamento da cortina, permitindo uma entrada de luz na medida certa.
Dicas e inspirações
Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de persiana, vamos agora ver algumas dicas e inspirações. Lembre-se: mantenha a sua persiana aberta, se a janela estiver, especialmente em casos onde há uma forte corrente de ar.
Quanto à limpeza, utilize um pano seco ou um espanador apenas para tirar o pó. Só utilize panos úmidos em opções como PVC e alumínio. Assim, você eleva a vida útil da persiana.
Uma boa forma de aproveitar as suas persianas é apostando em possibilidades mais neutras, que combinem com diversos ambientes e estilos.
Lembre-se que é essencial contratar um profissional qualificado para a instalação. Assim você consegue ter um resultado mais atrativo e impecável.
Escolha o modelo mais prático e bonito para o cômodo da sua casa e tenha todos os benefícios no seu dia a dia.
Deixe seu comentário