No passo a passo de hoje vamos lhe ensinar a como aplicar verniz corretamente para assim ter um acabamento perfeito, seja na opção fosca ou brilhante. Pois independente do resultado que você deseja adquirir, é importantíssimo que aplique o produto corretamente, caso contrário, ele poderá marcar a superfície de uma maneira nada agradável. Sendo assim, acompanhe o texto e saiba mais.
Passo a passo de como aplicar verniz em madeira
Para aprender a como aplicar verniz em madeira corretamente, acompanhe o passo a passo detalhado logo abaixo:
- Primeiramente, adquira todos os materiais necessários, que são: pincel de cerdas macias, rolo de espuma, lixa para madeira 150 e 2020, fita crepe, plástico, lona ou jornal para proteger superfícies que não deverão ser pintadas.
- Separado os materiais corretos, é hora de lixar a sua madeira. Lixe sempre em direções uniformes e mantenha uma pressão padrão. Para saber mais sobre como lixar corretamente, veja nosso artigo sobre o assunto.
- Depois de lixar, você precisará utilizar um pano umedecido em aguarrás para remover o pó que irá se soltar.
- Quando secar a madeira, você poderá aplicar uma camada de verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1).
- Aguarde o intervalo de oito horas para a segunda demão.
- Antes disso, lixe com uma lixa 220 para remover as farpas e deixar a superfície ainda mais lisa.
- Apenas depois de lixar novamente é que você poderá prosseguir para a segunda demão de verniz.
- Lembre-se de diluir o produto como especificado na embalagem, além de aguardar o intervalo entre as demãos para sempre poder lixar.
- Você deverá aplicar a quantidade de demãos que julgar necessária para dar o acabamento mais qualificado à sua parede ou superfície de madeira. Neste caso, deverá sempre seguir de acordo com os intervalos necessários.
Escolha um verniz de qualidade
Lembre-se que além de apostar em um passo a passo certinho, você também precisa ter em mente que a escolha do verniz é essencial. Afinal, é preciso garantir a qualidade do produto para que você tenha um bom resultado. Sendo assim, existem dois tipos de verniz que você pode cogitar na hora de pintar a sua madeira, sendo eles:
- Verniz marítimo: Esta opção é muito mais cristalina, e possui um acabamento de alto brilho, sendo incolor, o que faz com que não provoque alterações na cor da madeira. Além disso, pode ser utilizado na repintura sobre outro verniz, além de ter uma resistência bem satisfatória.
- Verniz duplo filtro solar: Este verniz, por sua vez, é muito mais resistente e possui o aditivo absorvedor de raios ultravioleta, agindo como um verdadeiro filtro. Este filtro, no entanto, irá proteger e enaltecer a beleza da madeira, deixando-a mais qualificada por muito mais tempo. Em contrapartida, este verniz pode acabar desencadeando uma mudança na tonalidade da cor da madeira, e se este não é o seu objetivo, fique atento!
Lembre-se de sempre escolher bons produtos quando o assunto também for pinceis, rolos e lixas. Isso porque todos os detalhes fazem a diferença quando você precisa de um acabamento excelente.
Deixe seu comentário