Aprender a como faze drenagem com gabiões é uma forma inteligente de deixar a sua obra ainda mais preparada e com menos chances de problemas de infiltração. Afinal, sabemos o quanto os problemas de infiltração pode afetar diretamente na qualidade e vida útil de um processo, não é mesmo?
Por conta disso, trouxemos este guia com tudo que você precisa saber para acabar com a umidade a partir da drenagem com gabiões. Atente-se a seguir e saiba mais.
Como fazer drenagem com gabiões: Veja aqui
Saber como fazer drenagem com gabiões é mais simples do que parece. Para isso, o preenchimento com pedras de grande porte envoltas pela malha de aço permitirá que a pressão da terra e da água seja contida com eficiência. Isso porque o revestimento de material, que pode ser de PVC, protege a água e age junto com a flexibilidade do aço em caso de alguma acomodação que venha acontecer em determinado momento no terreno.
Além disso, o muro de gabião é permeável por conta de suas frestas pequenas que existem entre cada pedra. Com isso, ao ter condições de promover um escoamento lento e gradativo, a água não será prejudicial para a estrutura. Sendo assim, uma vantagem considerável para terrenos que possuam grande umidade em ambientes.
De qualquer modo, é preciso que exista um projeto que preveja estas condições. Por conta disso que é tão essencial que haja o trabalho e a dedicação de profissionais que possuam experiência e sejam qualificados para conduzirem o posicionamento e o encaixe adequado.
Assim sendo, vale salientarmos que o gabião pode apresentar formato de paralelepípedo, além de tamanhos padrões, mesmo que seja feito sob medida. Possui a possibilidade de ter formato cilíndrico, de colhão ou formato de sacos.
Como é feita a drenagem de fato?
Agora você deve estar se perguntando: Mas como funciona o processo de drenagem de fato? Bem, a drenagem por gabião deve ser feita levando em consideração a extensão e as dimensões do local que precisa ser drenado, uma vez que o gabião necessita de espaço para ser montado e construído.
Desse modo, o dimensionamento irá permitir a escolha do formato do gabião a ser utilizado. Pois, por exemplo, para conter a calha de um córrego, o muro deverá ser extenso e possuirá uma significativa variação em altura, provavelmente a caixa de paralelepípedo será a melhor alternativa para este caso.
Assim, você deverá sempre se atentar para as características do local, para escolher o gabião que irá cumprir a função de drenagem, com custo baixo, no ambiente em questão. Tudo isso considerando ainda a flexibilidade e segurança, exigindo o cuidado apenas na hora de montar as caixas.
De todo modo, é de suma importância que você conte com o auxílio de um profissional qualificado. Afinal, apenas dessa forma você garantirá a melhor escolha e o melhor escoamento possível.
Leia também: Cortinas atirantadas: O que são e para que servem
Deixe seu comentário