Você já ouviu falar em sistema de protensão? Conhece as aplicações e/ ou vantagens do mesmo? Não? Então não deixe de acompanhar este nosso guia! Pois ao lê-lo você terá uma visão muito mais aprofundada dos benefícios e possibilidades deste sistema. E assim, poderá pôr em prática em sua obra, usufruindo de ótimos efeitos. Acompanhe e entenda.
O que é o sistema de protensão?
O sistema de protensão é capaz de remover uma série de limitações que poderiam ser postas em pauta quando comparamos com o concreto armado. Por exemplo, o mesmo é capaz de suportar uma extensão e carga muito maior que o concreto convencional, além de permitir a construção de pisos, pontes e paredes com vãos muito maiores.
Isso torna o trabalho muito mais facilitado, tendo em vista que o espaço criado é maior e menos limitante. Flexibilizando, desse modo, o design de interiores e as divisões de ambientes. Tudo isso priorizando ainda a construção de estruturas de concretos mais leves e menos profundas, sem haver sacrifício da força.
O princípio envolvido com o processo de pré-esforço é posto em prática como, seguindo o exemplo, podemos deslocar uma fileira de livros horizontalmente, sem necessitar o empilhamento na vertical. Isso se dá a partir da pressão dada nos mesmos, nas extremidades da sequência em questão.
Assim, quando a pressão aplicada é a suficiente, tensões de compressão serão induzidas ao longo de toda a linha, que poderá ser levantada e transportada horizontalmente, de uma vez.
Resistência à compressão
As tensões que são induzidas, no processo de compressão, podem acontecer no concreto por pré-tensão ou pós-tensionamento da armadura de aço. No primeiro caso, o aço será esticado antes de o concreto ser colocado. Assim, há a inserção de tendões de aço de alta resistência, sendo inseridos entre dois pilares esticados até 80% de sua força total. Aqui o concreto é vertido para dentro de moldes em torno dos tendões para descansar.
Assim que o concreto atinge a força necessária, seguidamente as forças de alongamento entram em ação. Isso porque o aço irá reagir para voltar ao seu comprimento inicial, criando assim a tensão de compressão no concreto.
Para que você possa pôr em prática o sistema de protensão, alguns materiais específicos são necessários. Sendo eles:
- Placas de telhado;
- Estacas e postes;
- Vigas de pontes;
- Painéis de parede; e por fim
- Dormentes.
Já no caso do pós-tensão, o aço será esticado apenas depois que o concreto já estiver endurecido. Este é lançado ao redor, mas não entra em contato com o aço não esticado.
Há casos em que as condutas são formadas na unidade de concreto, utilizando fôrmas de aço de parede fina. Assim, quando o concreto endurece, os tendões são inseridos e esticados contra as extremidades, a fim de serem ancorados externamento, transformando o concreto em compressão.
Basicamente, o sistema de protensão funciona dessa maneira, gerando assim muitas vantagens para diversos tipos de aplicações e obras. A seguir traremos mais informações sobre possibilidades. Continue lendo.
Por que usar? Possíveis aplicações
O sistema de protensão deve ser utilizado sempre que há a necessidade de maior resistência e sustentação de grandes vãos. Tudo isso sem deixar de lado a durabilidade e vida útil da preparação. De maneira geral, este sistema tem maior uso em edifícios comerciais, tendo em vista suas necessidades de espaço, como acontece nos estacionamentos.
De todo modo, as aplicações mais costumeiramente utilizadas, são:
- Pontes;
- Grandes vigas;
- Lajes;
- Conchas;
- Reservatórios;
- Pré-moldados;
- Empreendimentos comerciais;
- Ginásios e quadras;
- Escolas;
- Teatros;
- Auditórios;
- Shopping e galpões;
- Qualquer empreendimento que necessite de suporte de grandes espaços.
O concreto protendido possui mais flexibilidade e fornece o comprimento necessário de vão, sendo assim uma opção muito procurada por empresas de grande porte e que necessitam de espaços comerciais robustos.
Vantagens do sistema de protensão
O sistema de protensão é capaz de promover diversos tipos de benefícios para a sua obra. A seguir listaremos todas as vantagens para que você saiba mais sobre essa possibilidade:
- O sistema de protensão, por conta de sua estrutura, inibe o desenvolvimento de corrosão no aço.
- A durabilidade da estrutura, como um todo, é muito maior.
- Há um maior momento de inércia (maior rigidez).
- A chance de deformações é menor, além de promover uma maior facilidade de manutenção.
- Desencadeia o aumento da capacidade de cisalhamento.
- Possui uma resiliência notável sob carregamento dinâmico e fadiga, tendo assim, um desempenho melhor e mais notável.
- Construção otimizada e rápida, com maior controle de qualidade.
- Há menos gastos com manutenção.
- Adequado para casos de construção muito repetitiva.
- Proporciona uso múltiplo da cofragem, além de haver a redução na mesma.
- Economia de materiais de construção, tendo em vista que não há a necessidade de tanto concreto como acontece na construção armada.
Diferenciais deste sistema
Este sistema apresenta um conjunto de estresse e tensões comprimidas que promovem melhor na tração do aço de concreto. Essa ação, combinada, permite a utilização segura e econômica de dois materiais que não podem ser alcançados por aço enterrado no concreto, como acontece na concretagem convencional.
Assim, o concreto protendido nada mais é do que uma extensão das aplicações do armado, incluindo aços de elevada resistência à tração. Com isso, a probabilidade de resistência e segurança é muito maior. E, dessa maneira, estamos diante de um diferencial e tanto: um acoplado de benefícios que tem feito este tipo de sistema ser cada vez mais utilizado na construção civil.
Deixe seu comentário