Saber como limpar o ar condicionado adequadamente é essencial para elevar a vida útil deste produto tão importante. Afinal, além de aquecer ou refrescar os ambientes, ele está diretamente relacionado com a nossa respiração, por exemplo. Por isso, é essencial que tiremos as sujidades, poeiras e até mesmo vestígios que causam mau odor.
Além disso, o cuidado também está atrelado ao funcionamento do equipamento. E, para tanto, trouxemos este guia hoje com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe a seguir e saiba mais.
Como limpar o ar condicionado: Passo a passo
O passo a passo de como limpar o ar condicionado precisa ser seguido com cuidado para gerar um acabamento de qualidade. Para isso, trouxemos detalhes de tudo que você precisa fazer. Atente-se:
- Antes de qualquer coisa, é essencial que você garanta a sua segurança. Para isso, desligue o aparelho da tomada, desconectando o mesmo. Caso você tenha o seu ar condicionado ligado diretamente na energia, desligue o disjuntor responsável pela alimentação do mesmo.
- Remova a tampa da frente e o filtro, deixando ambos de lado para a limpeza posterior.
- Encontre as bobinas de ar e retire o máximo de pó que conseguir.
- Aplique uma quantidade adequada do produto de limpeza que você possui, seguindo as instruções do rótulo. É imprescindível que você busque informações sobre o melhor produto em lojas especializadas. Ela poderá apresentar de acordo com o seu tipo de ar condicionado. Além disso, nunca aplique em demasia, e tampouco deixe mais tempo que o recomendado. Isso poderá apenas agredir e até manchar o material.
- Atente-se para que apenas as bobinas recebam o material de limpeza, e assim, não corram o risco de serem danificadas. Mantenha sempre longe de fios, por exemplo.
- Limpe as lâminas da ventoinha para tirar a poeira que se acumula ali.
- Na hora de limpar o filtro que você retirou no começo, utilize água corrente para remover as sujidades. Se necessário, use uma escovinha macia para remover ainda mais a sujeira.
- Espere as peças secarem bem.
- Depois é só encaixar tudo no ar condicionado novamente.
- É imprescindível que você aguarde um tempo de pausa antes de ligar o ar condicionado novamente.
Não tenha pressa na hora de higienizar o seu ar condicionado, e não se esqueça de apertar o botão que desliga o sinal de alerta da necessidade de limpeza. Grande parte dos aparelhos possuem uma luzinha que indica a necessidade de higienização do filtro, atente-se ao desligamento da mesma.
Leia também: Como Limpar Caixa D’água: Passo a Passo
A importância da limpeza profunda
Além de fazer a limpeza recorrente do filtro, é essencial que a limpeza profunda também aconteça. Apenas dessa maneira você poderá manter o aparelho sempre em bom estado de funcionamento. Isso quer dizer que, de tempos em tempos, mais ou menos uma vez ao ano, o equipamento deverá ser desmontado para que todas as suas partes sejam limpas.
Isso faz parte da manutenção do mesmo, sendo essencial para elevar a vida útil e impedir que o aparelho apresente dificuldades no resfriamento ou aquecimento do cômodo.
Para ler mais tarde: 10 passos para limpar o sofá corretamente
Contrate uma empresa especializada
No caso da limpeza mais profunda, uma empresa especializada deverá ser contratada. Tendo em vista que cada aparelho requer cuidados especiais e precisa de uma atenção especializada para que tudo saia como planejado. Afinal, você poderá se deparar com peças delicadas e não saberá de fato a melhor forma de limpá-la, e assim, correrá o risco de danificar o produto.
Por isso, cuidado! Preste muita atenção à esta necessidade e contrate apenas empresas de confiança. Assim, certamente você terá um ótimo ar condicionado por muito mais tempo.
Leia também: Como limpar vidros: passo a passo para limpar de verdade
Deixe seu comentário