Você sabe qual a diferença entre canteiro de obra e frente de trabalho? Não? Então não deixe de acompanhar este nosso artigo de hoje. Pois nele vamos lhe explicar em detalhes o que é uma opção e outra, para que assim você compreenda melhor o processo de uma obra. Para isso, leia este texto até o fim e saiba mais.
Qual a diferença entre canteiro de obra e frente de trabalho?
Para que você possa entender a diferença entre canteiro de obra e frente de trabalho, nós vamos caracterizar cada um dos dois. Assim você poderá ter mais informações sobre a importância e as funções de cada um deles, tornando mais fácil a compreensão e o entendimento do assunto. Veja a seguir:
Leia também: Impressora 3D para construção civil: Conheça as possibilidades
O que é canteiro de obra?
Em linhas gerais, o canteiro de obra nada mais é do que a área de trabalho temporário onde serão desenvolvidas as operações de apoio para execução da obra. Ele deve ser preparado e organizado de um modo que seja capaz de otimizar e maximizar a eficiência dos trabalhos e de todos os serviços que serão realizados durante a construção do empreendimento em questão. Além disso, ele é responsável por garantir conforto e segurança a equipe da obra.
Segundo a norma que regulamenta o canteiro de obras (NR18), o mesmo, em casos residenciais, deve conter vestiário, local para refeições e instalações sanitárias. Porém, o canteiro não se resume apenas a isso. Ele conta ainda com outras características bem específicas. Sendo assim, o mesmo deve considerar:
- Layout e logística
- Barracão da obra
- Estoque de materiais
- Limpeza e organização
Além disso, é primordial que o terreno seja isolado adequadamente, com muro ou tapume, além de ter que contar com o número do imóvel bem visível.
O que é frente de trabalho?
A frente de trabalho, por sua vez, realiza suas atividades de acordo com as etapas da construção. Por exemplo, imagine uma rua sendo pavimentada. Conforme a mesma vai sendo concluída, os trabalhadores vão se movendo em direção a outra parte da rua que ainda precisa de pavimentação.
Com isso, entende-se que a frente de trabalho se remete a algo móvel e temporário, que depois de concluído, “caminha-se” para a próxima etapa, inclusive se movendo de um modo geográfico mesmo.
Diferença entre canteiro de obra e frente de trabalho
Em suma, podemos dizer que a diferença está na fixação em um local, ou a falta de fixação. Sendo que, no caso do canteiro de obras, os trabalhadores e todas as ferramentas para pedreiro se manterão em um local fixo do início ao fim da construção. Enquanto que, no caso da frente de trabalho, tudo será movido de acordo com as etapas concluídas. Inicia-se em um ponto e se finaliza em outro.
Para que você ter uma compreensão ainda mais aprofundada, veja o que diz a norma regulamentadora, de acordo com o item 1.6:
f) Canteiro de obra: a área do trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra;
g) Frente de trabalho: a área de trabalho móvel e temporária, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra;
Deixe seu comentário