Escolher entre ducha ou chuveiro é uma tarefa importante se você quer criar um ambiente aconchegante no seu banheiro. Afinal, nada melhor do que um bom banho para restaurar as energias, não é mesmo? Para isso, é necessário compreender a diferença entre ambos, além de se atentar para as vantagens e desvantagens.
Sendo assim, acompanhe o texto e saiba tudo sobre o assunto.
Qual a diferença entre ducha ou chuveiro?
Antes de qualquer coisa, é preciso entender qual a diferença primordial entre a ducha e o chuveiro. Sendo assim, é bom salientar que o chuveiro precisa de instalação elétrica, já que ele possui uma resistência que é responsável por aquecer a água.
Em contrapartida, a ducha precisa de um aquecedor externo, uma vez que a mesma não é capaz de aquecer a água. Assim sendo, ela não necessita de energia elétrica para funcionar, mas sim, um armazenamento de água que a aqueça, a fim de chegar já quentinha até a ducha.
Qual a melhor opção?
A partir do entendimento acima, vamos agora pensar em qual é a melhor opção para você utilizar em sua casa. Para isso, é necessário que você considere alguns pontos. Sendo eles:
- Ponto de instalação: Primeiramente você precisa pensar no ponto de instalação. Se o mesmo estiver próximo à fiação elétrica, tudo bem, você poderá apostar no uso do chuveiro, já que o mesmo precisa de energia. Em contrapartida, se o local não tiver energia, você poderá usar a sua ducha com outra fonte de aquecimento para a água.
- Potência da água: Em segundo lugar, é bom pensarmos na potência de água que você espera para os seus banhos. Se você prefere uma água mais potente, a ducha terá esse fim. Isso porque a mesma tem maior vazão de água, uma vez que ela não precisa “armazenar” a água para aquecê-la, como acontece com o chuveiro. Este segundo tem uma vazão menor, já que é trabalho dele aquecer a água, mesmo que em milésimos de segundos, para lhe proporcionar banhos quentes.
- Economia de água: De outro ponto de vista, se você quiser economizar água, talvez a melhor alternativa seja o chuveiro. Pois, como mencionamos acima, a vazão de água é menor, com isso, ele gasta menos. Enquanto que a ducha possui uma maior vazão que, automaticamente, gasta mais água. Sendo assim, se você quer economizar na conta de água, o chuveiro é a melhor opção.
- Economia de energia: Em contrapartida, se o seu objetivo é economizar na conta de luz, certamente o chuveiro é o menos recomendado. Afinal, o mesmo precisa de sustentação elétrica para manter-se funcionando. Portanto, ele irá consumir mais energia.
Escolha o que for adequado para você
A partir de todas as informações acima sobre ducha ou chuveiro, você deverá pôr na balança qual a alternativa mais condizente com as suas necessidades. Assim certamente terá resultados qualificados e um dia a dia mais confortável e revigorante na hora do banho. Só se lembre de nos contar, aqui nos comentários, qual foi a sua escolha.
Deixe seu comentário