Saber como lixar a parede é primordial para criar um acabamento perfeito, seja na hora de pintar, ou até mesmo em situações onde permanece apenas o reboco. Afinal, sem este cuidado a superfície pode acabar ficando desnivelada, e o resultado não é nada interessante.
Porém, muita gente ainda tem dúvida de como fazer o passo a passo corretamente. Abaixo explicaremos tudo que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe.
Passo a passo de como lixar a parede
Seguir o passo a passo de como lixar a parede é imprescindível para que o acabamento fique adequado. Se houver qualquer negligência nesta etapa, você poderá se deparar com os seguintes problemas:
- Parede descascando;
- Manchas;
- Desnivelamentos;
- Tinta não aderindo; etc.
Por isso é tão importante seguir o passo a passo abaixo. Atente-se para cada cuidado e crie uma superfície pronta para pintura.
(Aprenda aqui a como pintar a parede corretamente).
1- Materiais necessários
Primeiramente, vamos separar todos os materiais necessários para a criação do acabamento. Dentre eles, você pode notar uma pequena variação. Tendo em vista que haverão diferenças se é a primeira vez que você lixa, ou se trata-se de uma parede que já recebeu outras pinturas.
Para cada caso haverá um tipo de lixa, por exemplo. Por isso, atente-se para a diferenciação a seguir:
- Lixa de ferro (no caso de superfícies com muitas camadas de tinta e que estejam descascando);
- Lixa gramatura 100 (para paredes sem tinta ou com poucas aplicações);
- Luvas, máscara e equipamentos de proteção (é importante usar a máscara para proteger o seu pulmão e as luvas evitam que você cause ferimentos nas mãos. Ou seja, estes equipamentos, além de proteger, também geram conforto, otimizando o processo.);
- Lâmpada para checagem;
- Selador e rolo para aplicação;
- Suporte manual de lixa;
- Vassoura ou escova grande;
- Massa corrida ou acrílica (em casos de acabamentos não rústicos).
2- Limpeza
Com os materiais já separados, é hora de fazer a limpeza da parede na qual receberá o processo de lixamento. Para isso você poderá usar tanto uma vassoura grossa, quanto uma escova maior.
Entretanto, neste passo é muito importante que você já utilize a máscara de proteção. Ao varrer a parede ou escová-la você poderá “soltar” muitas sujidades e poeiras. Com isso, poderá acabar expondo as suas vias aéreas. Portanto, cuidado, ok?
Além disso, comece a limpar de cima para baixo, criando um critério que torne o trabalho mais estruturado e você não se perca quanto a parte que já limpou ou não.
3- Verifique se há infiltrações
Depois que você limpar adequadamente a sua parede, é chegado o momento de verificar se há ou não infiltrações. Este passo é um dos mais importantes, pois, caso não seja dada a devida atenção, é possível que você acabe tendo retrabalho mais tarde.
Dessa maneira, observe atentamente se há algum resquício de infiltração na parede. E caso haja, imediatamente planeje o processo de recuperação e conserte o possível vazamento. Caso contrário, o problema apenas aumentará e você terá que arcar com isso mais tarde.
4- Lixe com a gramatura de lixa adequada
Verificou a sua parede e percebeu que não havia nenhum resquício de infiltração? Ou então, até havia, mas você já resolveu o problema? Ótimo! Agora você poderá iniciar o processo de lixamento de fato.
Para isso, escolha a gramatura de lixa adequada para o processo. Na nossa lista de materiais de construção, lá em cima, você poderá ver a diferenciação dos dois tipos mais utilizados.
Escolhida a opção adequada, você deverá iniciar o trabalho. Para isso, você deverá:
- Prender a lixa no suporte de lixa, adequadamente;
- Iniciar o processo de lixar, com movimentos circulares;
- Crie um passo a passo, isto é, de cima para baixo, da esquerda para direita, e siga este fluxo conforme termina cada área;
- Não pule etapas e, a cada período, verifique com o auxílio da lâmpada se a superfície se mantém nivelada ou não.
Com estes passos você já terá uma superfície muito mais uniforme e bonita. Viu como é simples aprender a como lixar a parede?
5- Aplique o selador
Depois de lixar a sua parede, você poderá dar continuidade ao processo pra poder pintar a mesma. Para isso, antes de qualquer coisa você deverá aplicar o selador.
Utilize um rolo para fazer a aplicação. Mas, importante, antes de aplicar, logo, seguidamente ao lixamento, passe novamente a vassoura na parede. Assim você impede que o pó gerado pela lixa acabe atrapalhando a pintura com o selador.
Feito isso, aplique o selador como se fosse pintar a parede. Aguarde o tempo de pausa para secar o mesmo e, se estiver indicado nas instruções da embalagem do produto, reaplique. E somente depois da secagem ideal é que você poderá pintar a sua parede.
Todavia, se você quiser um acabamento mais fino e liso, você deverá aplicar a massa acrílica ou massa corrida antes do último lixamento. Assim, deverá lixar essa cobertura também, gerando um resultado impecável.
É hora de pintar
Pronto! Agora que você já sabe como lixar a parede, é hora de pôr a mão na massa, aplicar as nossas dicas e por fim pintar, mantendo um acabamento lindo para qualquer cômodo em sua casa.
Deixe seu comentário