Saber como fazer uma boa gestão de obra é imprescindível para gerar bons resultados em todas as etapas da construção. Afinal, estamos lidando com um projeto que está relacionado não somente aos gastos, mas também, à segurança dos trabalhadores e dos futuros moradores.
Por conta desses e outros fatores que precisamos de um planejamento consistente, estruturado e que supra todas as necessidades da equipe envolvida. E para te ajudar quanto a isso, elaboramos este guia com tudo o que você precisa saber sobre a gestão de uma obra. Acompanhe a seguir e fique por dentro.
Como fazer a gestão de obra da melhor forma?
Para que a gestão de obra seja feita corretamente, é necessário que sejam seguidos alguns critérios igualmente importantes. Abaixo falamos sobre cada um deles para que você os compreenda com mais profundidade:
1- Conheça todas as etapas da construção
Este ponto é primordial e, a partir dele, será possível pôr em prática todas as outras formas de garantir uma gestão de qualidade. Afinal, como gerir algo que você não conhece todas as etapas, não é mesmo?
É preciso conhecer a fundo, tudo que será desenvolvido ao longo da construção no canteiro de obras. E isso inclui desde as etapas menores até aquelas que possam ser mais complexas.
É claro que não estamos dizendo que você deverá saber cumprir cada etapa, como se houvesse a necessidade de saber tudo de engenharia e tudo de arquitetura sem ser um profissional dessa área. Mas sim, queremos dizer que você deve estar atento à todas as etapas, compreendendo qual é o tempo de iniciar uma e finalizar outra.
Para isso, reúna-se com todos os profissionais envolvidos, para que sejam discutidos tudo que acontecerá no decorrer das semanas seguintes. E assim, você se aprofunde em cada tema, na medida em que abrange cada detalhe da obra.
2- Estabeleça metas interessantes
De acordo com tudo que foi concluído no passo anterior, é chegado o momento de estipular um cronograma cabível para todas as necessidades da construção. Pense em cada etapa e em como ela deverá ser concluída, para que assim, estipule-se um tempo adequado para elas.
Lembre-se que ao elaborar o seu cronograma você deve, preferivelmente, apostar em uma margem de erro. Visto que imprevistos acontecem, não é mesmo? Com isso, o ideal é que você trabalhe com calma, dentro de um prazo que não seja limítrofe, mas sim, saudável o suficiente.
Pois se houver qualquer tipo de contratempo, não será o mesmo que irá abarcar muitos pontos negativos para o seu empreendimento que vem sendo construído. Afinal, você considerou essa possibilidade e a encaixou dentro da rotina. E, no fim, tudo será entregue como previsto.
3- Controle de suprimentos
Quando você já tiver todas as etapas da sua obra na ponta do lápis, é chegado o momento de criar um controle de suprimentos inteligente. Aqui você poderá apostar tanto no desenvolvimento de planilhas, como também, usufruir de softwares que sejam específicos para tal finalidade.
A importância desse controle se dá, principalmente, na otimização do tempo. Pois se houver um episódio de falta de materiais de construção para determinada etapa, estaríamos nos deparando com um atraso. E sabemos que você, enquanto gestor, não quer isso, correto?
Por isso, quando você estabelecer critérios e tempo para cada etapa da obra, lembre-se de incluir os gastos com os suprimentos e a quantidade adequada para cada finalidade. Além disso, sempre que uma etapa estiver se findando, é preciso verificar se os suprimentos da próxima estão garantidos.
E, caso não estejam, buscar pelo abastecimento adequado é primordial.
4- Canais de comunicação
Concentrar todos os esforços nas partes práticas e logísticas só funcionam se partimos de um pressuposto muito importante: a comunicação. Sem uma comunicação adequada, torna-se inviável ter uma boa gestão de obra.
Afinal, você só saberá de tudo que está acontecendo se houver um diálogo aberto entre você e toda a sua equipe, concorda? Pois bem! Para isso é muito importante que você trabalhe a necessidade de comunicar-se.
Incentive a sua equipe para manter uma proximidade, até mesmo das áreas distintas. É muito importante que as pessoas saibam o que está acontecendo e o que deve acontecer. Apenas assim todos caminharão na mesma direção.
Afinal, como saber qual o prazo para terminar a minha parte no trabalho se não há nenhum tipo de comunicação quanto a isso? Exatamente!
5- Atente-se aos riscos
Atentar-se para todos os riscos (veja aqui informações sobre a segurança na obra) que o decorrer da obra podem aparecer também é importante. E, mais do que conhecer cada um deles, é imprescindível que você informe toda a sua equipe. Quanto mais a par de tudo, todos estiverem, melhor desenvolvida será a sua gestão de obra.
6- Gerenciamento de contas
Lembre-se que além de ter um bom gerenciamento de suprimentos, é importante que você também trabalhe com uma gestão das contas da sua obra. Afinal, você deverá ter um orçamento inicial para tal construção, que deverá ser respeitado ao longo do desenvolvimento da mesma.
Para isso, nada melhor do que a tecnologia para lhe ajudar. É ela quem poderá lhe apontar tudo que precisa ser adquirido e o que já foi investido, desde que você mantenha-se organizado dessa forma.
Se não quiser pagar nenhum tipo de software para esta finalidade, experimente utilizar as planilhas do seu computador. Desde que você sempre as atualize e, com isso, acompanhe todos os gastos de um modo inteligente.
Veja também: Lista de material de construção para reformar apartamento – Cozinha, Sala, Banheiro, Área de Serviço
7- Capacite a sua equipe sempre que necessário
Por fim, lembre-se de sempre capacitar a sua equipe, assim que se deparar com qualquer tipo de dificuldade ou necessidade que precisa ser suprida. Não hesite quanto a isso!
Uma equipe bem treinada e desenvolvida é sinônimo de trabalho de qualidade, esquematizado e dentro do previsto. Quando há déficits em conhecimentos importantes, isso impacta diretamente no resultado e, até mesmo, na segurança de trabalhadores e compradores.
Por isso, sempre que notar alguma dificuldade em alguma etapa ou processo, lembre-se de investir no desenvolvimento e treinamento da equipe. Assim você garante bons resultados de uma maneira geral.
Viu só como a gestão de obra é até mais simples do que você pensava? Aposte na mesma e desenvolva a sua equipe de um modo eficiente e estruturado. Boa construção para você!
Deixe seu comentário