Construção Modular: O que é e como funciona?

Você já ouviu falar em construção modular? Pois bem, este é um tipo de construção que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Afinal, os benefícios são inúmeros. Além de que a redução de custos com material de construção acaba se tornando um dos principais fatores para a escolha do método.

Porém, você sabe exatamente como funciona este processo? Ou melhor, sabe o que considerar na hora de escolher fazer a sua casa de forma modular? Estas e outras perguntas serão respondidas a partir de agora. Afinal, imaginamos que você possa estar com diversas dúvidas a respeito do assunto. Desta forma, acompanhe o texto e saiba mais! construção modular

Construção Modular: O que é?

A construção modular nada mais é do que uma construção por módulos, como o próprio nome já diz. E isto significa dizer que todo o processo da obra se dará por etapas. Neste caso, não se difere muito de uma obra convencional de alvenaria, que também ocorre por etapas. No entanto, as etapas modulares possuem uma dinâmica muito maior se comparada a qualquer outro tipo de processo.

De forma resumida, a construção modular acontece aos poucos. Cada cômodo pode ser um módulo. E cada região do cômodo é montada de acordo com cada placa. Por exemplo, cada placa modular pode ser instalada individualmente. Uma parede pode ser uma única placa ou pode ser dividida em várias placas. E assim por diante, até que toda a estrutura esteja de pé.

Este tipo de construção é extremamente desenvolvido em alguns países, tendo como referência os Estados Unidos. Por lá, você encontrará a maioria das casas construídas em etapas modulares. Mas, como funciona exatamente este processo? O que precisa ser considerado para executá-lo? E quais são os reais benefícios disso tudo? Entenderemos a seguir. Acompanhe!

Como funciona a construção modular?

Agora que você já entendeu o que é uma construção modular, está na hora de entender como de fato este processo funciona! Pois bem, para isso, precisamos entender que cada etapa da obra corresponde a um tipo de módulo. Ou seja, haverá o módulo da cozinha, da sala, do banheiro, etc. Cada um destes espaços, receberá uma parede específica, com encaixes específicos.

Para ficar mais claro, veja o passo a passo da obra, de forma básica e resumida:

  • O primeiro passo é estabelecer uma planta viável;
  • Contrate uma empresa especializada em construção modular;
  • Inicia-se a instalação dos módulos de forma individual;
  • Os acabamentos acontecem em seguida;

Falaremos sobre cada um destes tópicos a partir de agora e de forma detalhada. Acompanhe. construção modular

O primeiro passo é estabelecer uma planta viável

Assim como qualquer tipo de construção, o primeiro passo é adquirir ou estruturar uma planta de casa viável para o projeto, junto de um arquiteto especialista. Afinal, os módulos precisarão seguir um certo ritmo de acordo com o que os módulos precisam. Geralmente, as empresas que comercializam este tipo de estrutura oferecem o auxílio de um arquiteto, principalmente pelo fato de que este tipo de produto/serviço ainda é muito desconhecido no Brasil.

Contrate uma empresa especializada em construção modular

O segundo passo (que talvez possa ser o primeiro passo) depois que você tiver a sua planta, é encontrar uma empresa especializada neste tipo de obra. Vale lembrar que se você montar a sua planta junto da empresa, este passo já foi cumprido! Hoje em dia já existem diversas empresas de construção modular. Porém, este produto ainda não é muito conhecido, o que pode causar uma certa elevação de preços, visto que o mercado ainda está em desenvolvimento. Você precisará avaliar se vale a pena construir com construtora.

Inicia-se a instalação dos módulos de forma individual

Depois que tudo estiver em dia (terreno, apiloamentos e profissionais), é hora de começar de fato a obra. Assim sendo, começam-se a ser instalados os primeiros módulos da construção. Em poucas horas, você já começará a ver uma estrutura em pé. Afinal, o tempo de levantar uma parede modular é muito menor do que seria para levantar uma parede de tijolos, por exemplo.

Os acabamentos acontecem em seguida

E, por último, ficam os acabamentos. Eles podem ser feitos de acordo com o que a planta da casa permitir e de acordo com o que o proprietário quiser fazer. É importante considerar que, como trata-se de uma obra modular, algumas coisas serão mais fáceis e outras serão mais difíceis. Por mais que exista um padrão modular, ainda é possível personalizar a casa de uma forma individual. Falaremos mais sobre isso em seguida. construção modular

Quais os benefícios de utilizar a construção modular?

Agora que você já entendeu o que é e como funciona uma construção modular, deve estar se perguntando quais os reais benefícios deste tipo de obra, se comparado com uma obra normal. Pois bem, as obras modulares são rigorosamente mais rápidas, baratas e simples de serem feitas. Logo, um dos principais benefícios disso tudo é justamente a economia de dinheiro (principalmente quando o mercado estiver mais desenvolvido). Entre outras coisas, os principais benefícios são:

  • Velocidade na entrega da obra;
  • Sustentabilidade – Danos reduzidos ao meio-ambiente;
  • Praticidade de manutenções e/ou demolições;

Vamos entender cada um dos pontos a partir de agora.

Velocidade na entrega da obra

O primeiro critério para considerar uma obra modular mais barata, é justamente a velocidade na entrega. Enquanto uma obra convencional pode demorar meses para ser entregue, uma obra modular de uma casa convencional pode ficar pronta em apenas 20 dias. E isto é realmente importante para quem busca otimização de tempo! Quanto mais ágil for a obra em si, menos recursos serão gastos e mais barato fica o processo. Afinal, o preço da mão de obra é sempre um dos critérios a elevar o custo final.

Sustentabilidade – Danos reduzidos ao meio-ambiente

O segundo ponto positivo, é a sustentabilidade. Enquanto uma obra convencional agride o meio ambiente de diversas formas, as obras modulares, não. Um exemplo disso, é o desperdício de recursos. Uma obra modular evita o desperdício ao máximo, pois é tudo feito nos mais puros detalhes e cálculos. Já uma obra de alvenaria pode desperdiçar cimento, tijolos, água, areia, etc. construção modular

Praticidade de manutenções e/ou demolições

E, por último, a praticidade de manutenções ou demolições. Uma construção modular permite que você faça manutenções de uma forma muito mais rápida e prática. Afinal, dependendo do que for, basta substituir o módulo. Não há necessidade de quebrar paredes e fazer sujeiras. Além de que, caso você precise demolir a estrutura, saiba que isto pode ser feito também de forma modular, a desmontar peça por peça.

Interessante, não é mesmo? O que você achou das construções modulares? Comente aqui!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.