Você certamente já deve ter ouvido falar em inspeção de obra não é mesmo? Mas você sabe realmente do que se trata? E ainda, como funciona este tipo de procedimento? Não? Então não deixe de acompanhar este guia completo.
Vamos lhe explicar, nos mínimos detalhes, o que é, como funciona e qual a real importância deste tipo de inspeção. Veja tudo a seguir.
O que é inspeção da obra?
Em linhas gerais, a inspeção da obra nada mais é do que uma etapa indispensável para a execução de quaisquer projetos da construção civil. É a partir dela que temos um controle de toda a obra, a fim de garantir a segurança e a efetividade em todas as atividades feitas.
Além de que essa inspeção entrega erros que podem causar acidentes e desastres, nutrindo ainda mais a qualidade do projeto que será entregue para o cliente mais tarde.
Para ler mais tarde: Impermeabilização da obra: Como fazer corretamente?
Qual a importância?
A importância da inspeção abrange diversos patamares e pontos imprescindíveis, que estão atrelados diretamente com a qualidade e a segurança que a obra proporciona. Abaixo falaremos sobre cada um deles:
- Segurança dos colaboradores: A gente sabe que os EPIs são de extrema importância para garantir que os trabalhadores mantenham-se sempre seguros durante o trabalho. Porém, esta não é a única maneira de garantir este efeito. É preciso pensar um pouco além, como acontece com o caso da inspeção enquanto a obra ainda está sendo feita. Visto que esta inspeção será responsável por fiscalizar se todos o EPIs estão sendo utilizados e, até mesmo, se as condições da obra estão coerentes com as necessidades dos colaboradores.
- Identificar possíveis riscos: Durante o processo de construção, pequenas falhas podem passar despercebidas pelos colaboradores. Com isso, riscos podem surgir a partir do momento que não se dê devida atenção a estes riscos. Desse modo, o inspetor irá averiguar toda a situação, analisando diversos pontos específicos do projeto, para garantir que nenhum tipo de norma seja violada, a fim de manter a segurança de todos os envolvidos.
- Organização que otimiza o tempo: Seguir uma boa organização no canteiro de obras é fundamental para que todo o projeto flua de uma maneira mais interessante. Afinal, a desorganização pode levar a perda de tempo, visto que os colaboradores terão algumas dificuldades se o ambiente não disponibilizar algo mais lógico e efetivo para o trabalho dos mesmos. Aqui, portanto, a inspeção irá ressaltar o que pode ser otimizado e até mesmo etapas truncadas que podem ser simplesmente eliminadas do processo.
- Acompanhamento do progresso: A inspeção também está diretamente relacionada com o acompanhamento do progresso da obra, visto que assim será possível averiguar se todas as etapas estão dentro dos conformes e se algo precisa ser ajeitado ou otimizado.
- Inspeção de qualidade: Por fim, a importância se dá também pela inspeção de qualidade que é feita com o intuito de garantir que tudo está dentro dos conformes. É nesta inspeção final que o fiscal irá se atentar para todos os detalhes da construção, logo depois da limpeza da obra, a fim de garantir que o cliente final receba o que fora verdadeiramente solicitado desde o início.
De todo modo, em suma a inspeção da obra está relacionada com otimização, segurança, qualidade e prevenção.
Como funciona?
O processo de inspeção, tanto durante o desenvolvimento da obra quando depois de finalizada, deve acontecer seguindo quatro passos bem simples, mas, que precisam ser feitos com certa atenção, para garantir os melhores resultados. Sendo eles:
- Planejamento da vistoria: O planejamento se dá pelo fato de que o inspetor deverá ter um roteiro que será seguido na hora de fazer a vistoria. Ou seja, ele precisa saber exatamente quais são todos os pontos que deverão ser levados em conta na hora de visitar o canteiro de obra.
- Coleta de dados: Ao chegar no canteiro de obras, o inspetor deverá coletar os dados que ele mesmo tivera selecionado durante o planejamento da vistoria. Aqui ele pode levar o tempo que for necessário para observar e encontrar todas as informações pertinentes a fim de garantir os melhores resultados durante a análise.
- Estudo e análises: Depois de colher tudo que for necessário, o inspetor deverá estudar e analisar todas as informações que foram trazidas. Ele deverá estudar tudo com muito cuidado e paciência, a fim de encontrar qualquer possível dano ou reparo que necessite acontecer.
- Medidas corretivas: Por fim, depois de toda a análise feita, a equipe receberá as medidas corretivas, por meio de relatórios que o inspetor poderá fazer. Vale lembrarmos que mesmo que seja corretiva, não deve ser encarada como pejorativo, mas sim, apenas como uma medida de segurança que preza pelo bem estar tanto dos trabalhadores, quanto de quem receberá a obra depois de pronta.
Com estes passos simples, mas igualmente importantes, o processo de inspeção poderá ser findado de uma maneira eficiente. E assim, a segurança e os resultados serão mantidos.
A tecnologia ao favor da inspeção da obra
Agora que você já sabe como a inspeção de obra acontece, está mais do que na hora de apostar nas facilidades que a tecnologia dispõe para este fim. Neste caso, por exemplo, podemos citar o uso de drones.
Sim! Os drones estão cada vez mais presentes nas obras, para as mais diversas finalidades. E a inspeção entra nesta lista de possibilidades, visto que haverá uma visão muito mais detalhada de pontos que podem ser difíceis de serem alcançados de maneira comum.
Leia também: Descarte de Entulho da Obra: Como fazer corretamente
Contrate uma empresa qualificada
Por fim, se não for você mesmo que fará a sua inspeção, busque por empresas qualificadas no ramo. E assim, desfrute da segurança e de todos os benefícios que esta inspeção proporciona para você e toda sua equipe. Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui abaixo. Até o próximo post!
Deixe seu comentário