Você sabe o que é apiloamento? Bom, esta é uma técnica muito simples utilizada com frequência na construção civil. Na verdade, qualquer obra que tenha que ter um terreno regular pede um apiloamento. E talvez você até já consiga começar a ligar os pontos do que realmente isto significa.
No texto de hoje, vamos entender um pouco mais sobre como as construtoras, pedreiros e empreiteiras utilizam o apiloamento. Além disso, você verá porque esta é uma das técnicas mais indispensáveis em qualquer canteiro de obras profissional. Acompanhe!
O que é apiloamento e como ele é útil em uma obra?
O que é apiloamento? Basicamente, o apiloamento pode ser resumido em uma técnica de compactação do solo. Ou seja, com ajuda de alguns tipos de estacas (que podem ser manuais ou mecânicas) o solo ganha uma linearidade necessária para receber alguns tipos de construção. O apiloamento também é indispensável para quem vai fazer piso bruto diretamente no terreno.
Esta compactação no solo é útil em casos de construção de prédios, casas, galpões e ampliações. Ela acontece principalmente pelo fato de que, com o tempo, o solo pode se movimentar. E estes movimentos podem causar danos na estrutura da construção, como rachaduras, quebras e até mesmo desabamentos.
Por isso, quanto mais regular for o solo para receber cimento, concreto ou vigas que sustentarão um edifício inteiro, melhor. Esta regularidade dará muita vida útil ao empreendimento. Afinal, quanto menos reformas ou melhorias na estrutura tiver que fazer, menos gastos os moradores terão – logo, o empreendimento será muito mais rentável.
Tipos de apiloamento que você pode fazer
Agora que você já entendeu o que é apiloamento, é hora de dar um passo adiante e nos aprofundarmos um pouco mais no tema. Esta é uma técnica utilizada em diversos canteiros de obras e deve ser amplamente respeitada. Afinal, é somente a partir dela que toda uma enorme estrutura poderá, de fato, ser construída.
Mas ao mesmo tempo que ela é tão necessária, você pode estar pensando que ela é cara. Afinal, como compactar o terreno sem a ajuda de uma incrível máquina que pese dezenas de toneladas, não é mesmo? Pois é, de fato, é preciso uma máquina para isso. Mas, você sabia que pode até mesmo fazer manualmente este serviço?
Demora mais? Demora. Mas, é tão útil quanto uma máquina e você poderá ter ótimos benefícios na sua obra, uma vez que tiver o terreno compactado de uma forma profissional. Veja os tipos de apiloamento.
Apiloamento mecânico
O apiloamento mecânico é o mais comum. Você verá grandes canteiros de obras utilizando grandes maquinários para fazer isso. Aliás, é muito mais fácil deixar que uma máquina faça um serviço tão pesado. Além de ser mais fácil, poupará muito tempo da obra. Mas, obviamente, este serviço poderá custar muito mais caro, principalmente pelo fato de ser necessário.
Resumidamente, uma máquina irá bater uma estaca pesada no solo, até que ele fique compacto. Poderá gerar muitos ruídos durante o dia. Para quem mora ao lado de um canteiro de obras na fase de apiloamento, não é muito agradável.
Apiloamento manual
Já o apiloamento ou compactação manual é, em todos os casos, o contrário da forma mecânica. Aqui, você terá que desempenhar o trabalho de forma braçal! É muito mais pesado, pode levar muito mais tempo e não necessariamente terá a mesma eficiência de uma máquina. Afinal, não podemos comparar a força de uma máquina a de um humano, não é mesmo?
O apiloamento manual pode ser feito com um peso e um cabo que suporte este peso. O pedreiro poderá concretar um balde de tinta e deixar o concreto secar com uma estaca de madeira no centro. Depois de seco, a ferramenta pesará alguns bons quilos que serão fundamentais para consolidar o terreno. Você economizará em hora de maquinário – mas não poupará suor. Mas, terá uma ferramenta para pedreiro que poderá utilizar sempre.
Os benefícios do apiloamento na sua obra
Entender o que é apiloamento logo nos leva a entender alguns dos principais benefícios desta técnica. Além de ser extremamente necessário para conter alguns problemas futuros, o apiloamento ainda faz a obra ser mais econômica em alguns aspectos relacionados a mão de obra de pedreiro. Acompanhe.
Solo compactado
Um dos principais benefícios do apiloamento é, sem dúvida nenhuma, o solo compactado. Pense da seguinte forma: o que é mais fácil, construir uma casa em um morro acentuado ou em um terreno plano, listo e compactado? Se você respondeu a segunda opção, acertou. Torna-se muito mais fácil de executar uma obra complexa em um terreno compactado. Seja na superfície ou no fundamento.
Estrutura sólida com menos chances de rachaduras
Para construir um empreendimento é fundamental que os empreendedores (construtora, incorporadora, engenheiros), pensem em aspectos de valorização do local. E esta valorização pode ocorrer entre diversos aspectos, como a localização, o bairro, o tamanho, o acabamento, etc.
Mas, uma coisa muito importante e que faz o imóvel ser rentável, são as condições técnicas que o fizeram ser construídos. As pessoas serão muito mais seguras para comprar um apartamento ou uma casa que seguiram normas rígidas da construção civil. E o apiloamento faz parte disso!
Concreto linear no fundamento
Por fim, outro benefício do apiloamento, é o concreto linear no fundamento da construção. De certa forma, haverá até mesmo uma otimização da massa em um terreno plano e previamente preparado para receber o material. O que é totalmente diferente de um terreno irregular, acidentado e sem nenhum tipo de compactação. Por isso, preparar o terreno para o fundamento seria o passo número zero de um processo de construção – pois vem antes de tudo!
Leia também: Como Fazer Massa de Concreto
Deixe seu comentário