Você já ouviu falar em jardim zen? Ou então, em jardim japonês? Acreditamos que sim. Mas, você sabe como fazer um de uma maneira simples e prática para, dessa forma, usufruir dos benefícios? Se sua resposta for não para qualquer um destes questionamentos, é importante que você acompanhe o nosso artigo de hoje. Pois nele vamos lhe ensinar tudo sobre este assunto. Vamos em frente.
O que é jardim zen?
Sabemos o quanto o dia a dia de todas as pessoas pode ser bem corrido e cansativo. E, com isso, muitas vezes estas mesmas pessoas se deparam com momentos de estresse e cargas de energia muito negativas. Logo, isso passa a refletir em diferentes pontos de nossas vidas, como por exemplo, nos relacionamentos, no trabalho, no sono, enfim.
Por isso, encontrar maneiras de tornar as coisas um pouco mais leves é um bom caminho. E para isso, existem algumas opções muito interessantes que você pode praticar em casa. E a montagem de um jardim zen é uma dessas alternativas.
Leia também: Jardim Vertical: 10 modelos incríveis para inspirar
Todavia, em linhas gerais um jardim japonês nada mais é do que um pequeno jardim feito de materiais específicos, que tem como intuito fazer com que você desestresse e relaxe durante alguns minutos por dia. Para que, dessa forma, consiga estabelecer um momento de calmaria dentro de você, em meio às milhares de coisas e cobranças que você possa estar vivendo.
Basicamente, o mesmo apresenta os seguintes itens essenciais, com seus respectivos significados:
- Retângulo de madeira: O retângulo é quem irá “delimitar” o seu jardim, independente do tamanho do mesmo. Ele representa o mundo inteiro.
- Pedra de jardim: As pedras representam a mutabilidade da vida, além de sua permanência.
- Areia: Já a areia é responsável por destacar um aspecto mais fluído, de como acontecem as coisas ao longo de nossas vidas.
- Ancinho: O ancinho será o seu aliado nos momentos de estresse, visto que a ideia é utilizá-lo para fazer ondas e círculos na areia, sempre que você se sentir sobrecarregado.
Em suma, você poderá contemplar o seu jardim zen quando sentir que precisa desacelerar e descansar a mente um pouco. Visto que esta prática fará com que você visualize as ondas na areia e relaxe de um modo muito positivo e revigorante. Todavia, é importante que você não desenhe ondas em formato de triângulo, uma vez que as pontas “agudas” podem representar espinhos em nossas vidas.
Como fazer?
Agora você já sabe toda a simbologia por trás do seu jardim japonês e poderá planejar o mesmo em sua casa. A boa notícia (além dos benefícios do jardim em si) é que você poderá montá-lo em praticamente qualquer lugar. Ou seja, você poderá ter um jardim japonês na frente da sua casa, imenso e com um grande espaço para você relaxar, como também poderá apostar em uma opção bem pequena, que caiba na sua mesa de trabalho.
Com isso, não faltará possibilidade de você usufruir de um momento de descanso para a mente e para o seu corpo, desencadeando assim, um momento de paz e tranquilidade. Todavia, para que você tenha estes benefícios, vamos te ensinar um passo a passo completo. Acompanhe:
- O primeiro passo, obviamente, é você escolher o local em que irá “instalar” o seu jardim. E este lugar pode ser em qualquer parte da sua casa. Na sala, no quarto, no escritório, enfim! Escolha um ponto que seja de fácil acesso e que permita silêncio e conforto na hora de meditar. Lembre-se também que este local pode ser uma parte externa de sua casa, ok?
- Retângulo de madeira ideal: Escolha um retângulo de madeira que servirá como base para todo o seu projeto. E isso vale também para o jardim externo, ok? Pois é dentro deste retângulo que você deverá despejar a areia para jardim. No caso de jardim sobre a mesa, você pode usar uma espécie de bandeja de madeira, para que a areia não se espalhe no móvel, é claro.
- Escolhido o retângulo, você deverá comprar a areia que será o “chão” do seu jardim. Independente do tamanho, pense na quantidade ideal para contemplar todo o fundo do seu jardim. Lembre-se também que é possível ter partes com gramado e que não necessariamente o jardim inteiro deve ser de madeira. Ele apenas precisa ter a quantidade suficiente para os momentos de meditação.
- Escolha as pedras: Agora, você deverá complementar o seu jardim escolhendo as pedras. Escolha opções grandes, médias e pequenas. Espalhe-as de um modo que fique esteticamente atraente, além de proporcionar espaço suficiente para os seus desenhos com o ancinho.
- Coloque uma pequena estátua de buda: Pra finalizar, você pode apostar no uso de uma estátua de buda para complementar o seu jardim e assim deixá-lo ainda mais incrível. Não importa o tamanho ou a localização da estátua no jardim, o importante é você usar de um modo que lhe proporcione bem estar e deixe tudo ainda mais bonito.
Pronto! Com estes simples passos você já terá o seu lindo jardim montado.
Quais são os benefícios?
Com o seu jardim pronto, é hora de começar a usufruir de todos os benefícios que o mesmo pode trazer para você. Mas, você sabe quais são todas as vantagens? Então acompanha a nossa lista abaixo:
- Diminui o estresse: Em dias de muito estresse, contemplar e usufruir do jardim zen é uma ótima medida para descarregar as energias negativas que possam estar “pesando” no seu dia a dia. É o momento de desacelerar e diminuir sentimentos ruins que possam estar atrapalhando as suas escolhas e atitudes.
- Um momento para você: Você terá um momento só seu, sem a necessidade de se preocupar com outras pessoas e outros acontecimentos externos. Faça primordialmente por você e foque apenas nisso. Pois o resto virá a partir disso, impactando um efeito extremamente positivo em sua vida.
- Auxilia na tomada de decisão: Os orientais acreditam que o uso deste jardim em casa faz com que você tenha a capacidade de tomar decisões de uma maneira muito mais concisa e interessante. E assim, evita problemas com escolhas feitas no impulso e durante o pico de estresse.
- Revigora: Você sentirá as suas energias recarregadas depois deste período de meditação. E, desse modo, se sentirá ainda mais forte, feliz e preparado para tudo que a vida lhe reserva.
Experimente e depois conta pra gente nos comentários quais foram as sensações que você pôde sentir.
Deixe seu comentário