Reformar casa antiga é uma ótima ideia para renovar a aparência do imóvel e deixá-lo ainda mais bonito e funcional, além de mais seguro, já que alguns itens da residência podem se deteriorar com o passar dos anos, como a fiação, o encanamento e a própria estrutura.
Devido a esses fatores, a reforma de imóveis antigos exige alguns cuidados a mais, a começar pela avaliação da estrutura, que deve ser feita por profissionais especializados. A vistoria pode encontrar desde a presença de pragas a infiltrações, passando por paredes descascadas, rachaduras e pisos quebrados, entre outras coisas.
Há ainda muitas outras dicas para reformar casa antiga, e se você quer saber quais são elas, basta continuar a leitura!
Priorize o interior do imóvel
A reforma de casas velhas pode custar caro, dependendo da situação do imóvel. Se você está com o orçamento curto, a dica é priorizar a reforma do interior da residência, especialmente dos cômodos que mais necessitam de reparos, identificados na vistoria.
Geralmente, o banheiro é um dos espaços que mais apresenta problemas nesses imóveis, e as intervenções podem começar por ele, incluindo a troca do piso, da pia, do vaso sanitário e do chuveiro, a instalação de um box, a eliminação de vazamentos, etc.
Na sequência, passe para a cozinha, os quartos e siga pela copa e sala, ou opte pelos locais mais deteriorados primeiro, deixando por último aqueles que menos precisam de reparos (oriente-se pelas informações contidas no laudo da vistoria). Dessa forma, o interior ficará muito mais confortável e bonito.
Se sobrar dinheiro, você pode efetuar a reforma da parte externa, fazendo a troca do telhado e a revitalização da fachada, entre outros consertos. Caso contrário, preocupe-se apenas com a renovação da pintura exterior.
Aproveite o que estiver em bom estado
Ao reformar a casa, é grande a tentação de trocar tudo o que for possível. Mas isso pode custar caro e modificar completamente o projeto do imóvel. Nesse caso, aproveitar o que estiver em bom estado consiste em uma ótima solução para economizar e não mexer na estrutura da edificação.
Entre os itens que podem ser reaproveitados na reforma estão as portas e janelas antigas, que geralmente são muito charmosas e vão ajudar a conservar o estilo retrô. Se estiverem em bom estado, basta trocar trincos e fechaduras velhas, além de aplicar uma camada de tinta.
Luminárias, bancos de ferro, mesas, pisos, torneiras, azulejos e o que mais estiver em boas condições pode ser reutilizado após a reforma. Use técnicas de reciclagem para dar uma nova cara a esses itens.
Outras dicas
Veja mais dicas para reformar casa antiga:
- Tenha o acompanhamento constante de um arquiteto, que deve elaborar o projeto de reforma;
- Restaure as paredes em vez de derrubá-las;
- Se for trocar o piso, escolha pisos vinílicos e laminados, que são mais versáteis e baratos;
- Considere trocar toda a fiação da casa, dependendo da idade do imóvel;
- Atenção também com a parte hidráulica (pode ser uma oportunidade única de trocar todo o encanamento);
- Cuidado com os tetos de gesso e madeira, que são mais frágeis e precisam de um projeto específico para serem trocados;
- Aproveite a obra para verificar a situação do telhado e trocá-lo caso ache necessário (é uma boa hora para eliminar as goteiras);
- Adicione linhas modernas ao design da casa antiga, para criar um contraste interessante.
2 Comentários
[…] sabe o que é estilo shabby chic? Afinal, quando estamos pensando em construir ou reformar, é claro que pensamos também na nova decoração para o nosso lar. Desse modo, conhecer todos os […]
[…] vamos construir ou reformar, normalmente pensamos em paredes coloridas, ou pelo menos na mudança de cor do ambiente. Do mesmo […]