Como escolher o encanamento para casa? Essa é uma pergunta bastante recorrente na hora de construir, ainda mais que o mercado oferece diversas opções de canos, principalmente em relação ao material de fabricação, gerando dúvidas sobre a melhor alternativa.
Cada um desses tipos de canos tem suas características próprias, trazem vantagens e desvantagens, são recomendados para determinados tipos de construção e apresentam diferentes preços, deixando os compradores ainda mais indecisivos.
Diante disso, separamos algumas informações que podem ser muito úteis na hora de escolher a tubulação ideal para sua casa. Continue a leitura e descubra as dicas a seguir!
Tipos de tubos mais populares
O tubo de PVC é o mais utilizado em edificações residenciais, graças à sua grande resistência em relação à oxidação, ou seja, possui vida útil maior. Além disso, é fácil de manusear, pois não requer soldagem, e possui preço mais em conta. Por outro lado, deforma-se com facilidade ao contato com água quente.
Outra opção muito popular é o tubo de cobre, que possui grande resistência ao calor e também à corrosão, além de não se degradar no contato com a água. A desvantagem desse material é o preço mais elevado, o que aumenta os riscos de roubo, devido ao valor.
Já o tubo CPVC é uma espécie de cano de PVC reforçado, que ganha uma quantidade extra de cloro, resultando em maior durabilidade e resistência, inclusive em relação à água quente. Ele se destaca ainda pela flexibilidade, proporcionando maior versatilidade, mas um fator negativo é o preço mais alto.
Entre as opções mais conhecidas também podemos destacar os tubos PPR, unidos por termofusão a 260º, conhecidos por apresentar boa limpeza e segurança, e os tubos PEX, que são bastante flexíveis e podem ser utilizados para adições e remodelação de sistemas de encanamento (eles precisam de uma ferramenta especial para serem conectados).
Indicações de uso
Os tubos de PVC são melhores para que tipo de aplicação? E os canos de cobre? Veja com qual sistema cada encanamento combina mais:
- Tubo de PVC: linhas de drenagem de banheira, linhas de drenagem de sanitário e aplicações de alta pressão. Não deve ser usado para fornecer água quente a pias, lavadoras e banheiras.
- Tubo de cobre: abastecimento de água fria e quente, linhas de serviço subterrâneo e em sistemas de climatização central (HVAC), comuns em projetos modernos.
- Tubo CPVC: fornecimento de água potável, água quente e em tubos de descarte de água.
- Tubo PPR: redes de água potável quente e fria, sistemas de aquecimento, fornecimento de água gelada em sistemas de ar condicionado e tubulação para sistemas de piscinas.
- Tubo PEX: reajustar sistemas de tubulação mais antigos, remodelando a rede.
O que levar em conta na escolha
Para escolher o encanamento para casa, verifique qual tipo de sistema será usado em sua obra e veja qual material é recomendado para aquela rede. Se estiver em dúvida, você deve pedir a ajuda do profissional responsável pela construção, que lhe dará maiores orientações.
Outra dica é verificar o custo-benefício do material desejado e escolher uma alternativa que esteja dentro do orçamento disponível, para evitar gastos exagerados.
Deixe seu comentário