Possivelmente você já deve ter ouvido falar em pele de vidro. Porém, talvez não saiba o que realmente isso significa, não é mesmo? Acontece que, quando falamos em arquitetura, muitos termos ainda passam despercebidos para quem não é dessa área de atuação.
Como consequência, muita gente deixa de pensar em possibilidades para decorar as suas obras, não é? Portanto, te convidamos a seguir o nosso artigo de hoje para que você conheça todas as características e vantagens da pele de vidro.
O que é pele de vidro?
A pele de vidro nada mais é do que uma técnica de aplicação de vidros em fachadas. Perfeita para projetos que sejam de médio e grande porte, já que dá um acabamento mais luxuoso e bonito para essas obras.
Conhecida também como fachada de cortina, a pele de vidro proporciona uma aparência mais limpa e lisa para a fachada. Com uma aplicação onde toda a parte fronteira do projeto fica envidraçada, os vidros são “colados” com fitas adesivas dupla face de alta resistência.
Normalmente utilizado em edifícios corporativos, a fim de proporcionar uma aparência mais formal e séria para o projeto em si. É possível ainda conquistar efeitos diferenciados na decoração, já que podemos usar tanto vidros transparentes quanto refletivos.
Quais as vantagens da pele de vidro?
Agora que você já pode conhecer as características da pele de vidro, é hora de conhecer as vantagens da aplicação deste produto em sua obra. Acompanhe abaixo:
Isolamento térmico
Toda a estrutura da pele de vidro irá proporcionar um tipo de “envelopamento” de toda a fachada do prédio. Desse modo, irá proteger o interior da construção tanto do frio excessivo, quanto do calor intenso.
Por essa razão, o ambiente interno passa a ser mais aconchegante e confortável, dispensando o uso incessante de ar condicionado, por exemplo.
E, além desse fator, o isolamento ainda inibirá que os raios ultravioletas entrem no ambiente, diminuindo até mesmo o envelhecimento de nossa pele! Ou seja, você se manterá aquecido (ou com um bom refresco) e ainda estará cuidando da sua saúde.
Economia de energia
Por conta do isolamento térmico que mencionamos, as grandes corporações que optarem pelo uso da pele de vidro ainda poderão economizar – e muito – no consumo de energia. Pois, além de diminuir o uso de aquecedores e ares condicionadores, você ainda estará dispensando a própria iluminação artificial.
Como assim? Utilizando menos a lâmpada que tanto faz parte dos ambientes internos! Afinal, o vidro proporciona uma maior iluminação do ambiente como um todo, mantendo a claridade por muito mais tempo.
Estética
Este é, sem dúvida, o fator mais óbvio, não é mesmo? Afinal, a fachada tende a ficar muito mais profissional e formal com o uso da pele de vidro. Desse modo, se o seu projeto se baseia em uma construção mais corporativa, certamente a pele de vidro deverá fazer parte das suas escolhas.
Dispensa persianas e cortinas
O efeito de iluminação e beleza é tão interessante que, dessa forma, você poderá dispensar o uso de persianas e cortinas. Já que a iluminação será completamente equilibrada, sem exagero de sol, por exemplo.
Pois o vidro deixará o ambiente visualmente agradável, sem excesso de luz ou de sombra. Mas sim, exatamente no equilíbrio que você precisa para manter um ambiente confortável.
Acelera etapas
Utilizar a aplicação de pele de vidro em sua obra pode ainda acelerar etapas na construção. E sabe por quê? Porque simplesmente você estará proporcionando a dinamização do canteiro de obras! Melhorando assim, o desempenho e a agilidade, “pulando etapas” que antes seriam indispensáveis.
Segurança
Por fim, temos ainda a possibilidade de trazer mais segurança para o nosso ambiente como um todo. Afinal, como mencionamos anteriormente, a pele de vidro proporciona um verdadeiro envelopamento da construção.
Logo, torna-se ainda mais “inacessível” a entrada para roubos, por exemplo, já que a segurança será reforçada. E, além disso, a película protetora do vidro deixará ele ainda mais forte e resistente à quebra, evitando até mesmo acidentes que poderiam ocorrer internamente em sua empresa.
Mas, e as desvantagens?
Apesar de apresentar diversas vantagens, precisamos alertar você acerca de uma desvantagem do uso da pele de vidro. Mas, a desvantagem nem se trata do uso em si, mas mais da aplicação: o custo.
O custo no Brasil, para este tipo de produto, tende a ser muito elevado, já que não há grande concorrência de empresas que possam aplicar a pele de vidro. Uma vez que a mão de obra é muito escassa, assim como a procura. O que faz com que tanto o produto, quanto a aplicação do mesmo possa ser um pouco mais “pesada” para o bolso.
A pele de vidro pode fazer parte do seu projeto
Apesar da única desvantagem, ainda temos que concordar que a pele de vidro não só pode, como deve fazer parte do seu projeto! E assim, usufrua de muita economia de energia e segurança para a sua corporação. Além de ser um acabamento bonito e elegante. Aposte nessa opção!
Deixe seu comentário