O acabamento com reboco é uma das opções de revestimentos mais populares, podendo ser utilizado em diferentes tipos de construções, aparecendo como uma boa alternativa para quem deseja economizar na obra.
Muito comum na construção de casas feitas com tijolos cerâmicos e cimento, o reboco tem a função de regularizar a parede, alisando-a e deixando-a pronta para a finalização do revestimento, seja com massa decorativa, tinta ou cerâmica.
Trata-se de uma etapa essencial da obra, principalmente para quem está construindo uma casa de baixo custo, normalmente erguida com materiais alternativos e mais baratos, permitindo dar um bom acabamento para a residência.
A preparação para o reboco
O acabamento com reboco para casa de baixo custo é feito em três etapas. A primeira delas é o chapisco, que consiste em uma camada aplicada sobre a alvenaria, em uma espessura variando de 5 a 7 mm.
A aplicação do chapisco na parede ajuda na fixação do emboço e do reboco, sendo essencial especialmente nas estruturas de concreto armado, como pilares e vigas, que costumam ser lisos. Nesse caso, ele evita o desemplacamento do reboco.
Já a segunda etapa é a aplicação do emboço, que normalmente tem 2 cm de espessura e facilita a eliminação de irregularidades da alvenaria, fazendo o nivelamento da parede. Para tanto, você deve preparar a massa para reboco da forma correta e a espessura da massa deve ser a mesma em toda a parede.
Essa segunda camada do reboco deve ser aplicada em torno de 24 horas após o chapisco. Em seguida, acontece o chapeamento do reboco (alisamento usando colher de pedreiro), seguido do sarrafeamento (alisamento feito com guia de madeira ou régua).
Reboco para casa de baixo custo
A parte final do processo é o reboco, que prepara a parede para receber a pintura. Há vários tipos de reboco, sendo o mais comum aquele feito com cimento, areia fina e cal hidratada, que é aplicado em uma camada variando de 3 a 5 mm de espessura.
É preciso esperar um tempo mínimo para aplicar o reboco para casas de baixo custo, que gira em torno de 21 dias após a aplicação do emboço. Dessa forma, evitamos que a camada apresente trincas ou problemas devido à umidade.
Parede pronta para a pintura
Terminado o processo, é preciso aguardar o tempo de cura do reboco, que é de 30 dias, aproximadamente. Respeitar esse prazo é fundamental, pois alguns produtos que compõem a massa fina podem gerar reações químicas nocivas à tinta.
Após o período de secagem você pode aplicar um selador e, em seguida, a parede estará pronta para receber a pintura ou mesmo revestimentos cerâmicos (nesse caso, faça uma limpeza prévia da parede e remova partículas e impurezas usando uma espátula).
A aplicação do acabamento com reboco para casa de baixo custo deve ser realizada por profissionais especializados nesse tipo de trabalho.
9 Comentários
[…] supram as necessidades dos arquitetos, engenheiros e todos aqueles apaixonados por decoração e acabamentos de […]
[…] o melhor entre a infinidade de modelos de persianas? E ainda, não sabe quanto investir para ter o acabamento que deseja? Fique tranquilo! Nós preparamos o nosso guia de hoje especialmente para você, que […]
[…] questões começam a surgir e, com elas, algumas dúvidas e incertezas. Uma delas, é a escolha do acabamento das paredes. Gesso ou reboco: qual revestimento […]
[…] certo. No artigo de hoje, você vai aprender o que é o zarcão e qual a sua real importância nos acabamentos da sua casa. No entanto, é preciso entender que zarcão, é apenas um nome conhecido para a […]
[…] facilitar a sua escolha. E agora, é só investir na opção que mais lhe agrada, e trazer aquele acabamento para a sua […]
[…] é uma soleira e para que serve? Pois no artigo de hoje você vai aprender tudo sobre esta peça de acabamento para, certamente, deixar sua casa ainda mais […]
[…] é uma soleira e para que serve? Pois no artigo de hoje você vai aprender tudo sobre esta peça de acabamento para, certamente, deixar sua casa ainda mais […]
[…] é uma soleira e para que serve? Pois no artigo de hoje você vai aprender tudo sobre esta peça de acabamento para, certamente, deixar sua casa ainda mais […]
[…] Antes de qualquer coisa você precisa pensar na proporção da maçaneta ou do puxador. Afinal, não adianta querer investir naquela peça linda que você viu na loja de construções, se, de fato, o resultado pode ser desastroso. Meça uma área adequada em sua porta para incluir a maçaneta ou o puxador. A partir disso, você terá maior coerência na hora de visitar as lojas de acabamentos. […]