A escada suspensa é a escolha perfeita para projetos de decoração mais ousados e elegantes, surgindo como uma excelente alternativa para modernizar o visual da sua residência. Quer saber mais a respeito desse modelo de escada? É só continuar a leitura!
O tempo em que a escada era apenas um elemento arquitetônico com a função de interligar um andar ao outro ficou para trás. Hoje em dia, ela se tornou um componente fundamental da decoração, ajudando a conferir muito estilo ao ambiente.
Entre os tipos de escada, um modelo que tem ganhado grande popularidade é a escada flutuante, que pode ser instalada em praticamente qualquer ambiente do imóvel, tanto na parte interna quanto na externa. Ela chama a atenção pelo seu design inovador, que dá a sensação de estar flutuando ao passar pelos degraus.
Como é feita
A escada flutuante pode ser feita de diferentes tipos de materiais, como concreto, madeira, vidro e ferro, entre outros. Mas independente do material escolhido, o processo de construção é basicamente o mesmo, para dar a impressão de que os degraus estão flutuando.
O segredo está na instalação da escada suspensa. Cada degrau é instalado individualmente e tem apenas um ponto de apoio, que é chumbado ou fixado à parede, fazendo parecer que eles estão suspensos no ar.
Em geral, os modelos de escadas flutuantes não têm corrimão e guarda-corpo, justamente para ampliar a sensação de leveza e flutuação. Mas nada impede que se faça a instalação desses elementos para aumentar a segurança, ainda mais se há idosos e crianças na casa.
Na hora de fazer escada suspensa, o ideal é contratar um profissional especializado nesse tipo de trabalho, pois o modelo requer um maior planejamento e cuidado arquitetônico.
Preços
Quanto custa uma escada flutuante? O valor varia conforme uma série de fatores, como o material utilizado, o tamanho da escada e o estilo do projeto (se é uma escada caracol, reta, curvada, em L, etc.).
Além disso, é preciso acrescentar ao preço final a contratação da equipe responsável por desenvolver o projeto e efetuar a instalação dos degraus suspensos, o que certamente vai aumentar o valor gasto.
Dessa forma, o preço da escada suspensa vai ficar um pouco acima do valor cobrado para a instalação de uma escada convencional. A dica é fazer vários orçamentos, escolhendo aquele com o melhor custo-benefício, priorizando profissionais de confiança e experientes.
Modelos de escadas suspensas
Se você está pensando em uma decoração clássica, a escada suspensa de madeira é uma boa alternativa, principalmente se já há outros itens de madeira no ambiente, como mesas, cadeiras, rack, estantes e outros objetos.
No caso de um estilo mais rústico, você pode investir na escada suspensa de concreto, que combina com paredes monocromáticas e feitas de pedras, além da possibilidade de instalação em ambientes que seguem outros tipos de projetos.
Em busca de uma decoração mais clean? Então, aposte na escada suspensa de vidro, cujo aspecto transparente vai valorizar bastante o estilo, ainda mais se combinado com cores claras nas paredes e no piso, além de aumentar a sensação de flutuar ao andar pelos degraus.
Já a escada flutuante de ferro é a melhor opção para a decoração industrial, podendo ser instalada em casas, apartamentos, lofts e escritórios.
1 comentário
Sensacional!!!