No artigo de hoje vamos lhe ensinar 10 passos para limpar o sofá corretamente e de uma maneira simples. Com os ingredientes certos você poderá deixar tudo com “cara de novo” e, dessa maneira, valorizar ainda mais o estofado da sua sala. Portanto, siga até o fim deste texto e aprenda o nosso passo a passo.
10 passos para limpar o sofá corretamente
É muito importante que você se atente para cada passo abaixo pois todos são igualmente imprescindíveis. Além disso, o tempo de pausa entre um passo e outro também é essencial. Continue lendo para entender.
1- Materiais necessários
Com lápis e papel na mão, é hora de anotar todos os materiais necessários para limpar o seu sofá. Lembre-se de, antes de qualquer coisa, fazer um “teste” em uma parte escondida do mesmo, ao invés de simplesmente aplicar a mistura. Pois assim você garante que não haverá nenhum tipo de mancha ou efeito reverso que acabe prejudicando o acabamento do seu estofado. Visto isso, vamos à nossa lista:
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
- 50 ml de vinagre branco;
- 50 ml de álcool;
- 150 ml de água;
- Borrifador;
- 1 colher de chá de sabão em pó.
Modo de preparo:
- Coloque todos os ingredientes dentro do borrifador, devagar e com calma, para não fazer o efeito de “espuma” do bicarbonato subir.
- Vá misturando com cuidado, até perceber que formou um líquido mais homogêneo.
- Tampe o borrifador e a sua mistura já estará pronta.
Além da mistura acima, você ainda necessitará de outros itens importantes para dar continuidade ao processo de limpeza. Sendo eles:
- Aspirador de pó;
- Escova;
- Esponja de louças limpa;
- Duas colheres de sopa de amaciante concentrado;
- Água limpa.
2- Aspirando o sofá
Enquanto você deixa a sua misturinha “descansando”, você já pode começar os demais passos para limpar o sofá de canto corretamente. Sendo que, o primeiro deles, é o uso do aspirador de pó.
É muito importante que você use-o em todo o estofado, e com muito cuidado para não deixar nenhuma parte “de fora”. Uma boa dica para aspirar bem é passando a ponta do cano em todas as direções, no mesmo lugar, para “penetrar” bem e limpar profundamente.
3- Escovando o seu sofá
Depois de aspirar bem todas as impurezas que possam estar “soltas” no seu sofá, é hora de você escovar o mesmo com uma escova que não seja nem muito agressiva (dura) e, tampouco, muito suave. É preciso que ela tenha a firmeza suficiente para garantir que haja uma escovação eficiente.
Nesta etapa, você deverá respeitar as fibras do seu sofá, sem forçá-las no modo contrário. Especialmente na limpeza de sofá suede, este tipo de cuidado deverá ser considerado. Para que, dessa maneira, você não corra o risco de “estragar” o acabamento do seu sofá.
4- Borrifando os produtos
Com as duas etapas anteriores já concluídas, é hora de iniciar a limpeza profunda, propriamente dita. Lembre-se de, antes de qualquer coisa, testar em uma parte que não seja tão visível no seu sofá. Assim você poderá se certificar que o mesmo não sofrerá alterações de cor ou textura, por exemplo. O ideal é que você aplique o produto na área de teste e deixe agindo 24 horas. Depois, retire-o com água e aguarde a secagem para verificar o aspecto final.
Com o teste feito, você poderá agora começar o processo de borrifar a mistura em todo o seu sofá. Não importa se o mesmo ficar um pouco úmido, isso é natural. Além disso, tente sempre focar nas partes mais críticas, umedecendo as regiões que apresentam mais manchas e marcas de sujeiras. Nas partes mais “limpas”, a quantidade pode ser menor.
Aqui, o ideal é que você deixe a mistura agindo por cerca de 45 minutos. Depois deste período, borrife novamente para que o sofá volte a ficar umedecido com a sua misturinha mágica. E assim, siga para o próximo passo.
5- Esfregue novamente
Com o sofá ainda úmido, utilize a mesma escova que você usou anteriormente (desde que você a limpe primeiro) e comece a esfregar suavemente. Não pressione demais para não prejudicar a fibra do tecido. E, novamente, siga a direção da mesma, para não “rasgar” e tampouco marcar o tecido.
Esfregue todo o sofá. Nesta etapa, é inclusive normal que surja um pouco de espuma no tecido, não há problema nenhum quanto a isso. Pois nas próximas etapas você poderá eliminar a mesma.
6- Aplique a água limpa
Depois de esfregar bem, é hora de começar a remoção do produto. Para isso, aplique água limpa em todo o sofá, com o auxílio de um borrifador limpo. Você poderá, novamente, deixar um pouco mais úmido o seu sofá de madeira. Desde que logo em seguida você comece a remover o excesso de umidade com um pano seco, como vamos lhe explicar.
7- Seque com um pano macio e sem fiapos
Depois de desmanchar toda a espuma com o borrifador e água limpos, é hora de começar a secar o seu sofá um pouco. Aqui, utilize um pano macio, seco e que não apresente fiapos. Vá pressionando-o em todo o seu sofá, para que ele seja capaz de absorver a umidade em excesso. Vale, inclusive, utilizar um ventilador na potência máxima, para auxiliar na secagem nesta etapa.
8- Borrife água com amaciante
Quando o sofá estiver quase seco, faça uma misturinha com o amaciante concentrado e água. Sim, você irá borrifar novamente o seu sofá, porém, nesta etapa não será “sobrecarregado”. Isto é, o intuito não é molhar o mesmo. Mas sim, apenas “perfumá-lo”. Imagine que você estará aplicando uma fragrância no seu sofá, e não um produto de limpeza.
Leia também: Modelos de Sofá Reclinável – Preços e onde comprar
9- Aguarde secar bem
Agora é chegada a etapa de permitir que o seu sofá seque bem. Deixe-o em um ambiente ventilado, e observe se as manchas sumiram. Caso você se depare com algumas partes ainda sujas, o ideal é que você aplique a misturinha naquela parte, esfregue, e finalize como ensinamos nos passos anteriores. Para que assim, o acabamento fique impecável.
10- Banho de sol
Por fim, em alguns casos específicos você poderá dar um “banho de sol” no estofado. Desde que, obviamente, você não o deixe muito tempo exposto aos raios solares, e tampouco nos horários em que o sol esteja alto no céu. O ideal é que você use este momento apenas para finalizar a secagem e proporcionar um cheirinho mais doce do amaciante. Mas não ultrapasse uma exposição de 30 minutos, pois o excesso de tempo poderia prejudicar a cor e o tecido.
Pronto! Agora você já sabe quais são os passos para limpar o sofá corretamente e poderá deixar o seu novinho e em folha.
Deixe seu comentário